Sábado, 05 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 4 de julho de 2025
Como chamar a atenção de quem está agora lendo o texto para continuar a ler? Como vou dizer algo que não passe despercebido, diante de seus olhos e ainda furar o bloqueio mental devido ao enorme bombardeio diário de estímulos visuais e apelos publicitários?
Não é simples e nem fácil. Vamos tentar. Com o maior poder de síntese possível e sem rodeios. Se você estiver sentado em uma mesa, olhe para os objetos que estão nela, olhe suas roupas e olhe tudo que está ao seu redor.
Olhou? Tudo o que você viu, foi produzido por uma indústria possivelmente brasileira, ao menos por enquanto.
Tudo, ou quase tudo que lhe cerca e lhe serve neste momento, são riquezas produzidas por uma indústria. A produção industrial é em síntese, a produção da riqueza de um país , seja de uma cidade, no estado ou no país.
Produzir riquezas, significa:
Fazer existir algo que não havia.
E não há magia, não há estalar de dedos, requer estudo, energia, dedicação, muito esforço e atenção constante de todos envolvidos. Conseguiu ler até aqui? vá um pouco mais. Você irá descobrir que por trás de cada riqueza que você utiliza diariamente, existe um processo de produção industrial, e alguém que pensou isso muito antes de você comprar e usar e muitas e muitas pessoas cooperaram.
O domínio da técnica industrial brasileira em sua grande maioria é de empresas familiares e gerenciadas por seu principal acionista. Que também poderíamos chamar de “empregados de si próprio”. A indústria brasileira de pequeno e médio porte vem sofrendo ataques de toda a ordem. E quem as defende? Ninguém. A pequena e média indústria brasileira é quem deve ser a verdadeira protagonista da nossa sociedade.
Como disse Roberto de Campos: “dos vários “ários” que existem, temos o operário que todos podemos ser. Os funcionários, que todos queremos ser. Temos os missionários, que são importantes mas não produzem riquezas.
E temos os empresários, que são o dínamo da sociedade, são um recurso natural raríssimo!!”
Cada um de nós, empresários da indústria, tem como desafio, criar e manter a produção de riquezas no Brasil.
A indústria, gera o comércio, que gera serviços, gera impostos , gera emprego e renda e, coopera com todos os segmentos da economia. Protagonismo industrial brasileiro é a riqueza que fica aqui!
(Rogério Pons da Silva é jornalista e empresário industrial)
No Ar: Pampa Na Madrugada