Domingo, 28 de Setembro de 2025

Home Mundo Otan vai reforçar vigilância no Mar Báltico, após novo incidente com drones na Dinamarca

Compartilhe esta notícia:

A Otan afirmou que vai “reforçar ainda mais a vigilância com novos recursos na região do Mar Báltico” após os recentes incidentes com drones na Dinamarca.

Em comunicado enviado por e-mail à agência de notícias Reuters, a aliança disse que os novos recursos incluem “plataformas de inteligência, vigilância e reconhecimento, além de ao menos uma fragata de defesa aérea”. Um porta-voz da Otan disse que não vai dar detalhes sobre quais países estão contribuindo com os recursos adicionais.

Esses novos recursos vão reforçar a missão “Sentinela do Báltico”, lançada em janeiro em resposta a uma série de incidentes em que cabos de energia, links de telecomunicação e gasodutos no fundo do Mar Báltico foram danificados.

A aliança também lançou este mês a missão “Sentinela do Leste”, para fortalecer a defesa da fronteira oriental da Europa em resposta às incursões de drones russos no espaço aéreo polonês.

A Otan (sigla que significa Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar composta por 31 países da América do Norte e da Europa, criada com o objetivo de garantir a segurança coletiva entre seus membros.

Na noite de sexta-feira (26), novas aeronaves não tripuladas de origem desconhecida foram avistadas sobre a maior base militar dinamarquesa, informou a polícia local.

Os governos locais falam de um ataque da Rússia, que nega. Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, negou que seu país tenha envolvimento na onda de drones e prometeu reagir a qualquer agressão.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia está preparando um ataque a algum país europeu e está testando a capacidade de defesa da região. “Putin não vai esperar para terminar sua guerra na Ucrânia, ele vai abrir uma nova frente. Ninguém sabe onde, mas ele quer isso”, afirmou.

Muro

O anúncio da Otan ocorre após ministros da Defesa de países do leste europeu concordarem, nesta sexta, que a criação de um “muro antidrones” é uma prioridade para o bloco.

Os drones têm desempenhado um papel central na guerra entre Ucrânia e Rússia. O aumento da atividade desses equipamentos também intensificou as preocupações de segurança em vários países europeus.

Segundo o comissário europeu da Defesa, Andrius Kubilius, a prioridade do escudo é criar um “sistema de detecção (de drones) eficaz.” O projeto deverá ser debatido por líderes da UE em cúpula que acontece em Copenhague nesta semana.

O projeto prevê a criação de um sistema de rastreamento e interceptação de drones. E, embora a Otan saiba identificar ameaças de jatos e mísseis, lidar com drones é um desafio maior, avaliaram autoridades à Associated Press.

Quando os drones russos invadiram a Polônia, por exemplo, as nações da Otan mobilizaram caças e helicópteros de ataque e colocaram sistemas de defesa antimísseis em alerta. Mas nenhuma dessas opções foi projetada especificamente para combater drones.

Ainda não há detalhes sobre como a muralha funcionará nem como será financiada. De acordo com o comissário europeu, os líderes pretendem começar as negociações para estruturar a política industrial e financeira do projeto.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse no início deste mês que a Europa “deve atender ao chamado de nossos amigos bálticos e construir uma muralha de drones”.

Von der Leyen afirmou que 6 bilhões de euros (US$ 7 bilhões) serão reservados para a criação de uma aliança de drones com a Ucrânia, cujas forças armadas utilizaram esses equipamentos para causar cerca de dois terços de todas as perdas de material militar sofridas pelas tropas russas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Estados Unidos revogam visto do presidente da Colômbia e citam ações “incendiárias”
Documentos indicam que a Rússia está treinando a China a se preparar para um ataque a Taiwan
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News