Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de outubro de 2025
Realizado anualmente dentro da campanha do Outubro Rosa e com foco na promoção e prevenção da saúde da mulher acima de 40 anos, o projeto “Tocando a Sua Mente — Em Busca da Sua Essência Feminina” chega a sua 7ª edição em Porto Alegre. Criado pelo psicólogo clínico Michel Andreola, integrante do corpo clínico do Ambulatório Santa Clara da Santa Casa de Porto Alegre, o evento médico busca diversificar a abordagem ao tema da prevenção ao câncer de mama, agregando diferentes dimensões de cuidado. Será realizado neste sábado (11), das 9h às 11h45min, na Casa Santo Antônio de Lisboa, bairro Auxiliadora.
Reunindo 50 mulheres, o projeto é desenvolvido no estilo talk show e de forma multidisciplinar. Conduzido por médicos voluntários, traz profissionais de saúde, jornalistas, representantes de instituições e marcas parceiras, em um ambiente de informação, reflexão e conexão envolvendo diferentes temas do universo do cuidado feminino. O objetivo é promover a sensibilização sobre a atenção às mulheres na fase adulta com informações qualificadas.
De acordo com Andreola, ao longo de sete anos, a iniciativa tem se dedicado à promoção da saúde mental e do bem-estar da mulher, com enfoque em informação acessível, acolhimento e empoderamento feminino. “O início foi como um projeto de saúde mental e, há três anos, transformei essa iniciativa em um projeto médico itinerante, que começou atendendo 35 mulheres. Hoje, esperamos 50 participantes e contamos com o apoio de grandes marcas expressivas do mercado, que se uniram à causa de promover a saúde da mulher”, explica o idealizador do evento. “Minhas ações incluíram palestras de 45 minutos voltadas aos colaboradores de emissoras de TV, além de apresentações no Foro Central, em um hotel de bandeira internacional e em empresas privadas, sempre com grande participação e repercussão”, afirma.
Especialistas e autoridades
O coordenador médico do evento é o cirurgião plástico Diego Dullius, integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Haverá a participação da ginecologista oncológica, cirurgiã robótica e professora da UFRGS Márcia Appel, do ginecologista especializado em cirurgia minimamente invasiva e em endoscopia ginecológica Tiago Dullius e da fisioterapeuta pélvica Rosicler Almeida. Entre os temas a serem debatidos, além da prevenção, prognóstico e cura do câncer de mama, estão o climatério, a menopausa, os relacionamentos afetivos e amorosos, o uso da internet e das mídias sociais, os diferentes tipos de violência contra a mulher e os meios de proteção previstos na legislação. As consequências psicológicas da enchente de 2024 será um dos pontos fortes a serem apresentados.
Para dar ênfase ao apoio institucional que o evento recebe, a abertura contará com autoridades civis e militares, além de empresários do Estado. Estão confirmados representantes do Comando Militar do Sul, Quinto Comando Aéreo Regional, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Comando Geral da Brigada Militar, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa, do hospital Santa Casa, e das secretarias estaduais da Saúde e da Mulher, além do presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Régis Fernando Angnes.
Casa Santo Antônio de Lisboa
Conforme Michel Andreola, a sede do projeto nesta edição, um casarão tombado pelo patrimônio histórico, possui um significado especial. Construída em 1922 na Rua Marquês do Pombal pelo engenheiro italiano Armando Boni para a residência de sua família, o espaço é um marco arquitetônico de Porto Alegre. “A escolha do local reflete o espírito do evento: tradição, cuidado e valorização da memória de nossa cidade”. Armando Boni foi o autor do primeiro Auditório do Araújo Viana no Centro Histórico de Porto Alegre, do Cemitério São Miguel e Almas, do Palácio do Vice-Governador e da Livraria O Globo, entre outras residências privadas na capital.