Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026

Home Rio Grande do Sul Pagamento do IPVA em fevereiro no RS proporciona desconto de até 21,6%

Compartilhe esta notícia:

Quem ainda não pagou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 no Rio Grande do Sul tem neste mês mais uma oportunidade de providenciar a quitação com desconto. O abatimento pode chegar a 21,6%, se somados os benefícios proporcionados pelos programas “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”.

A redução é de 6% pela antecipação em fevereiro (índice que cairá para 1% em março), tanto para quem paga em cota única quanto para quem optou pelo parcelamento (iniciado em janeiro). Na segunda alternativa, a diminuição incide sobre o valor da segunda parcela, que vence em fevereiro.

O prazo de parcelamento em seis vezes – sem juros – terminou em janeiro: quem não aderiu até então só pode quitar IPVA em boleto único. Além da antecipação, continuam válidos os descontos dos programas de cidadania fiscal.

Por meio do “Bom Motorista”, é concedido abatimento de 15% para quem não cometeu infrações de trânsito durante três anos. Quem permaneceu com a “ficha limpa” por dois anos tem direito a redução de 10%. Já para um ano, o índice é de 5%.

Já o “Bom Cidadão” (vinculado ao programa “Nota Fiscal Gaúcha”) beneficia quem pede a inclusão do CPF nas notas fiscais de compra. O desconto é de 5% para quem acumulou 150 comprovantes ou mais, 3% para quem tem de 100 a 149 e 1% para quem registrou de 51 a 99 notas.

Quem optou pelo parcelamento em janeiro deve ficar atento ao calendário. As parcelas devem ser pagas mensalmente, até junho, sempre pelos canais oficiais.

No parcelamento, os descontos de antecipação são aplicados apenas nas três primeiras parcelas: 3% em janeiro, 2% em fevereiro e 1% em março. Os motoristas que possuem os benefícios do “Bom Cidadão” e “Bom Motorista” podem obter um desconto ainda maior na segunda e terceira parcelas.

Para quem utiliza o sistema pix, é necessário gerar um novo QR Code a cada mês. O pagamento também pode ser feito pela rede credenciada de bancos.

Todos os proprietários de veículos que não aderiram ao parcelamento em janeiro devem efetuar o pagamento do IPVA 2026 até 30 de abril, em cota única. O vencimento é único para toda a frota, independentemente do final da placa.

Atenção aos golpes

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) alerta que não envia links nem boletos para cobrança do IPVA. O pagamento deve ser feito apenas pelos canais oficiais. No pix, confira sempre o beneficiário antes de concluir a operação:

– Nome: IPVA Sefaz/RS.

– CNPJ: 87.958.674/0001-81.

– Instituição: Banco do Estado do RS S.A. (Banrisul).

Quem paga e como

O IPVA é obrigatório para proprietários de veículos fabricados desde 2007, exceto nos casos isentos por lei. O procedimento pode ser realizado pelo site ipva.rs.gov.br ou pelo aplicativo “IPVA RS”, com login pelo portal gov.br (nível prata ou ouro).

Também é possível efetuar o pagamento informando-se placa e Renavam nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco (correntistas), Banco do Brasil (correntistas), Sicredi, Sicoob ou lotéricas da Caixa. O pagamento via pix, por sua vez, está disponível em mais de 760 instituições. Multas de trânsito e a taxa de licenciamento podem ser pagas junto com o IPVA nos mesmos canais.

Ao todo, o Estado possui cerca de 7,9 milhões de veículos, dos quais 4 milhões de veículos (52%) estão sujeitos ao imposto., bem como dos conduzidos por pessoas com deficiência, por exemplo. Vale ressaltar que entrou em vigor neste ano a isenção total para motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Candidatos à carteira de motorista no RS estão dispensados da prova de baliza a partir desta quarta
Sergio Peres assume a presidência da Assembleia Legislativa com plenário lotado e discurso marcado pelo municipalismo e pela fé
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada