Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025

Home Mundo Palestinos voltam para a Faixa de Gaza após cessar-fogo entrar em vigor

Compartilhe esta notícia:

Um cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza está em vigor desde as 6h no horário de Brasília desta sexta-feira (10), anunciou o Exército israelense. A trégua ocorre horas após o governo de Israel ter ratificado um acordo de paz assinado com o grupo terrorista Hamas.

“Desde as 12h (6h de Brasília), as tropas começaram a se posicionar ao longo das novas linhas de implantação, em preparação para o acordo de cessar-fogo e para o retorno dos reféns”, informou o Exército em um comunicado.

Como previsto, as tropas israelenses recuaram dentro de Gaza para uma linha estabelecida no acordo, e agora ocupam cerca de 53% do território palestino, ante os 75% pré-cessar-fogo. Entre as cidades desocupadas estão Khan Younis, intensamente atacada durante a guerra, e a Cidade de Gaza, alvo da mais recente operação terrestre contra o Hamas.

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que suas tropas permanecerão em Gaza para fazer pressão no Hamas. O Exército disse estar pronto para retornar ao combate se necessário e “continuarão eliminando qualquer ameaça imediata”, sem dar mais detalhes do que isso quer dizer.

“Estamos cercando o Hamas. Nós o envolvemos completamente, antes das próximas etapas do plano, nas quais o Hamas será desarmado e Gaza será desmilitarizada. Se isso puder ser alcançado pelo maneira fácil, muito bem. Se não, será alcançado pela maneira difícil”, disse Netanyahu em pronunciamento.

Ao mesmo tempo, milhares de palestinos deslocados pelo conflito começaram a andar rumo suas casas, que precisaram ser abandonadas por conta do avanço das tropas israelenses. Vídeos de agências de notícias internacionais registraram uma coluna de pessoas andando em uma estrada costeira mais cedo nesta sexta.

Segundo a agência de notícias Reuters, Israel bombardeou a faixa central de Gaza uma hora depois do início do cessar-fogo. Um vídeo divulgado pela agência registrou colunas de fumaça subindo no céu por volta das 7h no horário de Brasília. Não há relatos de danos ou mortos nesses ataques até a última atualização desta reportagem. O governo israelense não se manifestou sobre o assunto até o momento.

O porta-voz do Exército israelense, Effie Defrin, disse que “o Hamas foi derrotado em todos os lugares onde o enfrentamos” e pediu para que palestinos evitem entrar essas áreas ainda sob seu domínio para “garantir o cumprimento do acordo e a segurança de todos”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Abraço em Gilmar e aviso a Fachin e Moraes: bastidores da aposentadoria de Barroso do Supremo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde