Sexta-feira, 16 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 16 de maio de 2025
O Grupo Panvel (B3: PNVL3), uma das principais varejistas de produtos farmacêuticos do país, anunciou hoje os resultados financeiros do primeiro trimestre operacional de 2025:
Os resultados demonstram a resiliência e a eficácia das estratégias de gestão da empresa, mesmo diante do cenário econômico externo desafiador no período. “Iniciamos 2025 com força, alcançando um desempenho robusto e totalmente alinhado às expectativas estratégicas da companhia. O primeiro trimestre em 2025 na operação da Panvel reforça a solidez da companhia, o avanço contínuo do digital e a eficácia das nossas estratégias de inovação”, destaca Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel.
Crescimento segmentado
A venda média por loja atingiu R$705 mil, um aumento de 9,9% versus o 1T24, refletindo a eficiência do projeto de expansão e ganhos de produtividade. No mix de vendas, a categoria de Medicamentos cresceu 16,8%, com avanços representativos em Medicamentos de Marca (+16,9%), OTC (+17,1%) e Genéricos (+16,0%). A categoria de Higiene e Beleza (HB) também cresceu 14,7%. Os Produtos Panvel (marca própria) apresentaram crescimento de 25,1%, representando 7,8% das vendas totais do varejo, retomando seu patamar histórico de participação nas vendas, após um período de desafios gerados pela enchente em razão dos impactos sofridos pelo Lifar (produtor de 1/3 dos produtos de marca própria) e de seus estoques.
A Panvel também segue expandindo sua participação de mercado (Market Share) na Região Sul, alcançando 12,8% no 1T25, um avanço de 0,5 ponto percentual em relação ao 1T24. Houve ganhos em todos os estados da região, com destaque para Santa Catarina (+0,9 p.p.), no Paraná e no Rio Grande do Sul obtivemos um ganho de +0,4 p.p. e +0,3 p.p. respectivamente.
Em linha com o crescimento do market share na categoria de medicamentos atingiu 11,8%, com crescimento de 0,5 ponto percentual. Este desempenho reforça a posição da Companhia acima do mercado e a sua crescente relevância na região.
Importante também destacar que o 1T25 tem como base de comparação o 1T24, que foi impactado por uma receita extraordinária decorrente da venda de um ativo da companhia (um imóvel no valor aproximado de R$ 39,0 milhões), gerando um impacto líquido positivo de cerca de R$ 14,7 milhões no Lucro Líquido daquele período. Dessa forma, o Lucro Líquido Ajustado e o EBITDA Ajustado buscam eliminar esse efeito da base de comparação, sendo mais eficazes para a análise e comparabilidade dos resultados operacionais da companhia.
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