Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 17 de setembro de 2025
Para 64% dos brasileiros, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva age de forma correta ao defender a soberania do Brasil em meio às sanções aplicadas pelos Estados Unidos, aponta pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17).
Outros 26% dos entrevistados dizem que o governo age de forma errada frente aos EUA. Os que não sabem ou não responderam à pergunta somam 10%.
No início de agosto, produtos brasileiros foram taxados em 50% pelo governo de Donald Trump. Entre as justificativas utilizadas por Washington para a medida, estão uma balança comercial desfavorável aos norte-americanos e uma suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Outras medidas também foram tomadas, como a aplicação da Lei Magnitsky — legislação que prevê uma pena de morte financeira a pessoas acusadas de infringir direitos humanos — contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, responsável pelo processo criminal envolvendo o ex-chefe do Executivo.
Além disso, os EUA cancelaram vistos de autoridades brasileiras e seus familiares.
A pesquisa Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.