Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025

Home Política “Para mudar esse País, temos que mudar o Congresso”, diz José Dirceu em ato em Brasília

Compartilhe esta notícia:

O ex-ministro José Dirceu (PT) fez críticas ao Congresso, neste domingo (21), durante manifestação de apoiadores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Para mudar esse País, temos que mudar o Congresso Nacional”, disse o ex-ministro.

O ato em Brasília, que se repete em mais de 30 cidades pelo País, tem foco contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara na última semana, e a tentativa de anistia a envolvidos em tentativa de golpe de Estado.

Para Dirceu, os congressistas se negam a discutir projetos de Lula que “protegem a economia popular”, como o da isenção de Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil e o do fim da escala 6×1.

“É hora de cobrar impostos dos ricos, do BBB”, disse, em referência ao mote contra Bilionários, Bancos e Bets, explorado pelo PT.

“Precisamos de unidade entre nós, contra o que a família Bolsonaro está fazendo, contra o que a extrema-direira está fazendo, contra o que Tarcísio de Freitas e outros governadores estão fazendo, apoiando Trump, traição nacional”, disse.

Protestos acontecem ao longo do dia em mais de 30 cidades pelo Brasil, mobilizados por movimentos ligados ao PT e ao PSOL, e contam com a presença de artistas como Djonga, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan.

Em Salvador, a manifestação envolveu uma caminhada do Farol ao Cristo, com um trio puxado pela cantora Daniela Mercury, que se manifestou nas redes. “Estamos na rua! Contra a PEC da Bandidagem e da Anistia. Salvador dando exemplo de luta pela democracia”, escreveu. O ator Wagner Moura também subiu ao trio e afirmou que “aqui, a extrema-direita não se cria”.

Em Belo Horizonte, a manifestação teve início às 9h, na Praça Raul Soares. Do carro de som, um organizador do evento puxou o grito “bom dia, sem anistia para golpista!”, que foi repetido pelos manifestantes. O dito foi puxado em diferentes momentos do ato, e estava presente em cartazes dos manifestantes, assim como a mensagem “não à PEC da bandidagem” e a frase “Congresso inimigo do povo”.

Bandeiras do Brasil também marcaram o protesto na capital mineira. Em uma delas, lê-se “Brasil soberano é o povo no poder”. Havia ainda manifestante com bandeira da Palestina. Uma das atrações do carro de som foi a cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu.

Um dos organizadores do ato em São Paulo, Gilmar Mauro, que é coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), diz que as mobilizações querem que o Congresso Nacional barre a PEC da Blindagem e a proposta de anistia aos condenados pela trama golpistas.

“Por outro lado, a mobilização nas ruas pede que haja avanço das pautas populares, como a taxação dos super ricos, a isenção de imposto de renda para os que ganham até R$ 5 mil e o fim da escala 6 por 1, que afeta os mais jovens, principalmente”, diz Gilmar, que faz parte da Frente Brasil Popular.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Manifestantes fazem atos contra a PEC da Blindagem e o projeto da Anistia em diversas cidades do País
Cerca de 8 milhões de alunos não têm internet para aprendizado dentro da escola no Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde