Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

Home Mundo Parlamento do Japão elege Sanae Takaichi, a 1ª mulher primeira-ministra no país

Compartilhe esta notícia:

O Parlamento do Japão elegeu na terça-feira (21) a conservadora Sanae Takaichi como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do país.

Takaichi, de 64 anos, foi eleita líder do enfraquecido Partido Liberal Democrata (PLD) no início de outubro. Agora, ela substitui Shigeru Ishiba, que foi forçado a renunciar após duas derrotas eleitorais desastrosas.

A primeira-ministra eleita é ex-ministra dos Assuntos Internos e da Segurança Econômica e tem uma agenda fiscal expansionista voltada para a quarta maior economia do mundo.

Agora eleita, Takaichi deve apresentar um gabinete composto por aliados do influente Taro Aso – o principal “cacique” do partido – e outros que a apoiaram na eleição interna da legenda.

Takaichi assume o cargo em meio a forte pressão, já que enfrenta o desafio imediato de conter a inflação e apresentar até o fim de dezembro um pacote de estímulos capaz de responder ao crescente descontentamento da população.

Apesar de se tornar a primeira mulher a liderar o governo japonês, Takaichi não coloca a agenda de igualdade de gênero ou diversidade entre suas prioridades.

Conhecida por posições conservadoras, ela se opõe a medidas que ampliem os direitos das mulheres, defende a sucessão imperial exclusivamente masculina, rejeita o casamento entre pessoas do mesmo sexo e não apoia a possibilidade de casais adotarem sobrenomes diferentes.

Discípula do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, assassinado em 2022, Takaichi tende a seguir a linha política de seu mentor – com foco no fortalecimento militar, no crescimento econômico e na revisão da constituição pacifista. No entanto, diante de uma base de apoio instável, permanece incerto até que ponto ela conseguirá implementar essa agenda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mercado Livre, iFood e PicPay têm instabilidade em dia de falha na Amazon
Ex-presidente da França Nicolas Sarkozy é preso após ser condenado por conspiração
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias