Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025

Home Economia “Participação do crédito imobiliário no PIB dobrou, mas continua abaixo de outros países”, diz presidente do Banco Central

Compartilhe esta notícia:

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que desde o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), a participação do crédito imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro praticamente dobrou. Ainda assim, afirmou que o crédito imobiliário do Brasil está abaixo de países pares por questões estruturais, com o Chile tendo crédito quase três vezes maior, por exemplo.

Entre as questões estruturais, o presidente do BC citou que a limitação da fonte de recursos (funding) restringe o crescimento do crédito imobiliário, gerando uma tendência de queda.

Galípolo, então, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter solicitado uma mudança estrutural, e não paliativa, para o crédito imobiliário. “Eu preciso aqui agradecer ao presidente Lula, que desde o primeiro momento disse: ‘Eu não quero uma solução paliativa, eu não quero uma solução que a vida das pessoas vai melhorar em um momento para, em seguida, darmos passos para trás. Eu quero uma mudança estrutural, eu quero uma solução estrutural’”, afirmou.

As declarações foram feitas em discurso durante cerimônia de lançamento do novo modelo de crédito imobiliário.

Classe média

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, afirmou que o lançamento, nesta sexta-feira (10) do novo modelo de crédito imobiliário representa um “passo importante” à expansão dos financiamentos a moradias.

“O Brasil tem um ratio de crédito imobiliário sobre o PIB de 10%. Em países desenvolvidos, presidente, tem 50%. Ou seja, temos muito a crescer ainda no crédito imobiliário do Brasil”, comentou França, dirigindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de apresentação do novo crédito imobiliário, em São Paulo.

O novo modelo, ressaltou o presidente da Abrainc, tem como objetivo alavancar a oferta de crédito, o que vai ser importante para a classe média brasileira, permitindo que centenas de milhares de famílias possam realizar “o sonho da casa própria”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Porto Alegre recebe neste fim de semana etapa de campeonato mundial de jiu-jitsu
Camaleão tático: os formatos que deram vida ao novo Inter
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde