Sábado, 17 de Janeiro de 2026

Home Colunistas Pautas do deputado Valdeci na próxima semana incluem RSC-287, Polo Naval e presidente Lula  

Compartilhe esta notícia:

O deputado Valdeci Oliveira (PT) definiu a possibilidade de criação de uma nova frente de trabalho da duplicação da RSC-287, esta a partir de Santa Maria, e a construção de novas embarcações em Rio Grande como prioridades da semana que se inicia.

Sobre a principal rodovia da Região Central, Valdeci acompanhará a reunião marcada para acontecer na próxima segunda-feira (19), a partir das 14h, na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM).

No encontro, que contará com a presença de diversas lideranças políticas da região, deverá ser dado retorno sobre a avaliação técnica feita no documento apresentado pelas prefeituras e entidades regionais em defesa do pleito. O encontro será com o secretário estadual Pedro Capeluppi, da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG).

O encontro com Capeluppi foi articulado pelo Comitê Permanente de Acompanhamento das Obras da rodovia, criado a partir de uma proposição apresentada por Valdeci junto à Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa.

“Esperamos receber notícias positivas, pois sempre defendemos que Santa Maria, tanto por sua importância quanto por sua posição geográfica, não pode ser a última cidade do entorno da 287 a receber os benefícios de uma obra tão fundamental e pela qual ela já vem pagando por meio da cobrança de pedágio”, sustentou Valdeci.

Visita de Lula

Na sequência, na terça-feira (20), Valdeci participa da agenda do presidente Lula em Rio Grande, na Região Sul do Estado, que prevê visita e cerimônia de entrega de 1.276 unidades habitacionais do Empreendimento Junção, às 11 horas, no Parque Residencial São Pedro II, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Na parte da tarde, ocorrerá a cerimônia alusiva à assinatura de contrato da Petrobras para a construção de navios gaseiros no Estaleiro Rio Grande, negócio estimado em U$ 270 milhões. Inicialmente, estão previstos cinco navios voltados ao transporte de GLP e derivados pela Transpetro, empresa de transporte e logística da Petrobras, cuja primeira entrega está programada para ocorrer até o final de 2028, com as restantes num espaço de seis meses cada uma a partir dessa data. Cada um dos contratos tem potencial para gerar mil empregos diretos cada um.

“Esta é uma sinalização importantíssima, pois é a continuidade da política de retomada do polo naval gaúcho. Em fevereiro do ano passado, o presidente já havia assinado um outro contrato, este para a construção de quatro novos petroleiros, num total de U$ 278 milhões”, explica Valdeci.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Banco Master
Ano novo e, com ele, as dúvidas de sempre sobre a Reforma da Previdência: o que muda na prática?
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde