Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 3 de fevereiro de 2023
Após participar de um evento conservador na Flórida na última terça-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi questionado pelo jornal italiano Corriere Della Serra quanto a ter dado entrado no processo para ter a cidadania do país europeu, terra de seus bisavós. O tema tem mobilizado políticos e veículos de imprensa na Itália desde os atos golpistas do dia 8 de janeiro.
“Sou italiano. Meu nome é Bolsonaro, meus avós eram de Pádua. Pela lei do seu país, sou italiano”, disse o ex-presidente a jornalista do Corriere. “Com pouquíssima burocracia, eu teria plena cidadania.”
Dois dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, deram entrada na solicitação em meados de 2020, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Itália. O avô de Bolsonaro nasceu na cidade Anguillara, no nordeste da Itália, o que faz do ex-presidente e seus herdeiros elegíveis para a dupla cidadania.
Bolsonaro foi abordado pelo Corriere ao fim de sua fala de 20 minutos no evento, que aconteceu no bar Legends, patricionado pela organização Yes Brazil USA. Entre os presentes, estava Allan dos Santos, o Allan Terça Livre, o blogueiro foragido da Justiça brasileira que vive nos Estados Unidos. O youtuber tem um mandado de prisão preventiva decretado em outubro de 2021.
A questão do direito a cidadania italiana de Bolsoaro tem sido alvo de políticos da oposição italiana nas últimas semanas, sobretudo após os ataques do dia 8 de janeiro às sedes dos três poderes, em Brasília.