Sábado, 18 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 17 de outubro de 2025
Médicos, familiares e autoridades participaram, nesta sexta-feira (17), do último dia de homenagens aos profissionais que completaram 50 anos de formados. O Mérito Médico, tradicional comenda, considerada a Festa da Medicina e entregue anualmente pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), aconteceu entre os dias 14 e 17 de outubro, celebrando a trajetória de mais de 230 profissionais. Neste ano, as homenagens se somam à celebração do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.
O reconhecimento foi entregue pela diretoria do Cremers e conselheiros para os médicos que se formaram em 1975 nas instituições Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa), Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Urfgs) e Universidade de Passo Fundo (UPF).
Em sua manifestação, o vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade, ressaltou que o Dia do Médico é a data máxima para os profissionais. “A data está repleta de significados e nos convida à reflexão sobre a profissão, seus desafios, suas conquistas e seu impacto na vida das pessoas e da sociedade como um todo. Precisamos do olhar da sociedade e do apoio de todos os médicos para combater a invasão do ato médico por outras profissões, e a criação desenfreada de novas faculdades de Medicina sem critérios técnicos”, frisou.
Em sua fala de abertura no primeiro dia, o presidente do Cremers, Régis Angnes, mencionou que a data também serve para recordar as conquistas da Medicina, que avança a passos largos, e para refletir sobre os desafios que ainda persistem. “A Medicina é uma ciência em constante evolução e nós temos o compromisso de nos adaptar, aprender e inovar para oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes”, salientou.
Presente na solenidade, a diretora da Faculdade de Medicina da Ufrgs, Cristiane Bauerman Leitão, comemorou. “Quem se forma em Medicina se dedica uma vida inteira à profissão. Os médicos que estão aqui se formaram nos primórdios do Hospital de Clínicas, uma referência que qualifica a Faculdade de Medicina. Vocês são uma inspiração para nós”, celebrou.
Designada para falar em nome da turma da Ufrgs, Citânia Lúcia Teddoldi reconheceu o Cremers pela iniciativa. “Agradeço por estarmos aqui nesta solenidade. O trabalho que o Cremers está fazendo é muito importante. Os temas que vem defendendo são muito relevantes para a sociedade. É um momento de troca entre nós, profissionais, o qual agradecemos muito.”
Os mais de 230 homenageados pelo Mérito Médico 2025 representam todos os profissionais que dedicam seu conhecimento e trabalho à Medicina. O Cremers reforça a importância de cada médico nas suas rotinas de salvar vidas e seguirá apoiando os profissionais e reforçando seu compromisso com a sociedade no combate ao exercício ilegal da Medicina, e à violência contra os profissionais da saúde; na defesa das prerrogativas médicas; e fortalecendo o médico pela excelência na sua formação.
Campanha “A Medicina é feita de dedicação, estudo e trabalho”
Entre as atividades comemorativas ao dia do médico, o Cremers também preparou uma campanha de comunicação chamando a atenção para os temas inegociáveis para o Conselho e reforçando a importância da qualificação do médico.
Confira abaixo o manifesto da campanha
“A Medicina é feita de dedicação, estudo e trabalho.
Cada diagnóstico, cada tratamento, cada gesto de cuidado nasce do compromisso
inegociável com a vida. O Cremers existe para garantir que esse compromisso seja protegido: combatendo o exercício ilegal da profissão e valorizando quem dedica sua vida a cuidar da nossa saúde.
Um Feliz Dia do Médico para todos os profissionais!”