Segunda-feira, 07 de Julho de 2025

Home em foco Pequim inicia nova rodada de testes em massa para conter a covid

Compartilhe esta notícia:

A capital chinesa, Pequim, começou neste sábado (7) uma nova rodada de testes em massa para a covid e fechou mais rotas de ônibus e estações de metrô, tentado evitar o destino de Xangai, onde milhões de moradores estão em lockdown há mais de um mês.

As restrições draconianas em Xangai, um polo financeiro e econômico, causaram frustração a seus 25 milhões de moradores e geraram raros protestos por acesso a comida e tratamento médico, além de críticas pela perda de renda e as condições precárias em centros de quarentena lotados.

Embora algumas pessoas tenham recebido permissão para tomar ar e luz nas últimas semanas, os moradores dizem que durante a maior parte não podem sair de seus complexos residenciais.

Pequim está tentando evitar uma explosão de casos como aconteceu em Xangai, a maior cidade da China, conduzindo rodadas de testes em massa, proibindo refeições em restaurantes em vários distritos e fechando mais de 60 estações de metrô, cerca de 15% da rede.

Os casos em Xangai têm caído há oito dias e a cidade afirma que o surto está efetivamente sob controle, permitindo que ela feche hospital de campanha que correu para construir quando os casos explodiram.

Mas autoridades também indicaram que um alívio total das restrições ainda está distante, alertando contra a complacência para cumprir o objetivo de zero covid da China.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Especialistas recomendam medidas para manter a covid sob controle no País
Talibã anuncia que mulheres serão obrigadas a cobrir rostos em público
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias