Domingo, 16 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de novembro de 2025
A polícia japonesa foi autorizada a usar rifles contra ursos, após uma revisão das rigorosas leis locais sobre armas de fogo. O objetivo é combater uma onda de ataques mortais de ursos que levou até mesmo os Estados Unidos a emitir um “alerta de urso”.
Desde abril, um número recorde de 13 pessoas morreram em encontros com esses mamíferos em todo o país asiático, com relatos quase diários de ursos rondando áreas residenciais, entrando em casas, destruindo supermercados ou aproximando-se de escolas, semeando pânico especialmente nos departamentos de Akita e Iwate (nordeste), onde ocorreram a maioria dos ataques.
O governo está se mobilizando para lidar com o aumento dos ataques, que cientistas atribuem ao rápido crescimento da população de ursos, combinado com a má colheita de bolotas deste ano e a diminuição da presença humana em certas áreas.
As prefeituras de Akita e Iwate, no norte do país, onde a maioria dos ataques ocorreu, realizaram uma cerimônia na quinta-feira (13) para a polícia de choque, que agora terá permissão para usar rifles para atirar em ursos. As autoridades locais confirmaram à AFP que as alterações na regulamentação de armas entraram em vigor na quinta-feira, após terem sido anunciadas na semana passada.
A revisão ocorreu após relatos da mídia de que as pistolas distribuídas à polícia japonesa têm uso limitado contra ursos, pois não são potentes o suficiente para matá-los.
O país também está se esforçando para recrutar policiais aposentados para combater os ursos. O secretário-geral do governo, Minoru Kihara, presidiu uma reunião ministerial especial e aprovou um pacote de medidas que prevê recorrer a pessoas com experiência no manejo de armas de fogo, como policiais e militares aposentados, para participar dos esforços de regulação da população de ursos.
O Exército também foi mobilizado desde a última semana nos dois departamentos do nordeste, mas os soldados não estão armados. Equipados com sprays anti-ursos, bastões, escudos, óculos de proteção, coletes à prova de balas e lançadores de redes, ajudarão a transportar armadilhas para ursos, caçadores e animais capturados.
Alertas
Na quarta-feira, um filhote de urso apareceu perto do Aeroporto de Iwate Hanamaki, na província de Iwate, causando o fechamento da pista por mais de uma hora.
A Embaixada dos EUA em Tóquio publicou um “alerta de vida selvagem” em seu site na quarta-feira, avisando seus cidadãos para evitarem andar sozinhos em áreas onde ursos foram avistados ou para se manterem afastados deles.
A missão diplomática informou que as autoridades locais fecharam um zoológico em Sapporo, no norte do Japão, adjacente ao Consulado Geral dos EUA, após avistarem um desses mamíferos nas proximidades.
O governo britânico também recomendou que os viajantes evitem andar sozinhos.
As informações são de O Globo.