Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 25 de dezembro de 2025
Uma pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (24) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que 40% dos eleitores se dizem petistas e 34%, bolsonaristas.
O percentual de quem se declara petista oscilou para cima, no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, realizada em julho, eles eram 39%. Entre os que se declaram bolsonaristas, o percentual oscilou para baixo, também dentro da margem. Na última pesquisa, eles eram 37%.
Em julho, portanto, os dois grupos estavam tecnicamente empatados. Agora, a diferença entre eles deixou de caracterizar um empate, e os petistas retomaram a condição de maioria — mesmo que os percentuais tenham variado dentro da margem de erro.
Segundo a pesquisa divulgada, 18% se declararam neutros, 6% disseram não apoiar nenhum deles e 1% não soube responder.
Veja os números:
* Petistas: 40% (eram 39%);
* Boslonaristas: 34% (eram 37%);
* Neutro: 18%;
* Nenhum: 6%;
* Não sabe: 1%.
Desde junho, o percentual de petistas e bolsonaristas vinha tecnicamente empatado, até se distanciar no levantamento mais recente. Segundo a pesquisa, 74% da população se identifica com algum dos dois grupos políticos. No fim de julho, esse percentual era de 76% — ou seja, oscilou para baixo, dentro da margem de erro.
O levantamento mais recente foi realizado após a prisão e a condenação de Bolsonaro, em 11 de setembro, por tentativa de golpe de Estado.
Em 22 de novembro, antes da definição da pena, o ex-presidente foi preso preventivamente pela Polícia Federal, em Brasília, após tentar violar a tornozeleira eletrônica. A determinação foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após a PF apontar risco de fuga.
O levantamento do Datafolha foi realizado de 2 a 4 de dezembro, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha perguntou: “considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?”.
Quem respondeu “um” ou “dois” foi classificado como bolsonarista. Quem disse “quatro” ou “cinco” foi categorizado como petista. Quem disse “três” foi considerado como neutro.
O Datafolha destaca que o petismo é mais predominante entre mulheres (42%) e aposentados (45%) e aqueles com escolaridade até o ensino fundamental (52%). Já o bolsonarismo é mais presente entre homens (37%) e empresários (41%), com remuneração entre 5 e 10 salários mínimos (42%).
O petismo também mais predominante no Nordeste (49%), enquanto o bolsonarismo tem mais força na região Sul (41%). Petistas também tendem a ser mais católicos (48%), enquanto bolsonaristas identificam-se mais como evangélicos (47%).