Terça-feira, 17 de Junho de 2025

Home Política Pesquisa Ipec-Ipsos: maioria dos brasileiros avalia como ruim ou péssima a atuação do governo Lula no caso da fraude do INSS

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Uma pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada nessa segunda-feira (16), mostra que 54% dos brasileiros consideram ruim ou péssima a resposta do governo Lula à fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para 22%, a atuação foi ótima ou boa; outros 18% a classificam como regular. Já 6% não souberam ou não responderam.

Ainda de acordo com a pesquisa, a parcela dos entrevistados que acham que Lula é responsável pela escalada do problema chega a 43% e é maior do que aqueles que acham que acham que a fraude, que começou no governo Bolsonaro, só foi descoberta porque o governo Lula investigou o caso, este grupo representa 35%.

A pergunta foi feita de forma estimulada, com apenas uma opção de resposta por entrevistado. O levantamento contou com 2.000 entrevistas presenciais realizadas entre os dias 5 e 9 de junho, em 132 municípios, com pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

— Veja em números:

* O governo Lula é responsável pela escalada do problema, porque os valores das fraudes dispararam na sua gestão — 43%

* O esquema de fraudes descobertas no INSS começou no governo Bolsonaro e só foi descoberto porque o governo Lula investigou o caso — 35%

* Concorda com as duas afirmações (resposta espontânea) — 6%

* Nenhuma/Não concorda (resposta espontânea) — 4%

* Não sabe/Não respondeu — 12%

Fraudes

Em abril, os resultados de uma investigação da Polícia Federal (PF) revelaram um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS.

A PF afirma que associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

O prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido, e servidores do instituto foram afastados. Outras seis pessoas ligados às entidades investigadas foram presas.

Aposentados

Os aposentados e pensionistas que questionaram a cobrança de mensalidades associativas em seus benefícios previdenciários já podem verificar, presencialmente, nas agências dos Correios, as respostas das associações e sindicatos que receberam os valores descontados com autorização do INSS.

O atendimento presencial é uma alternativa para os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social que já contestaram os descontos e que não conseguirem ou quiserem utilizar o aplicativo Meu INSS – no qual as respostas das entidades acusadas de promoverem descontos não autorizados começaram a ser disponibilizados no último dia 9.

Nas agências dos Correios, além acompanhar o resultado das contestações já apresentadas, é possível consultar se houve algum desconto em seus benefícios; contestar descontos não autorizados; analisar documentos enviados por associações e/ou receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

As justificativas das associações e sindicatos estão sendo liberadas aos poucos, já que elas têm 15 dias úteis para responder a cada uma das contestações repassadas pelo INSS.

Se a entidade não entregar ao instituto documentos que comprovem que o aposentado ou pensionista se filiou e autorizou o desconto da mensalidade associativa de seu benefício previdenciário, o INSS vai iniciar um processo de cobrança para que a entidade devolva os valores descontados ilegalmente à pessoa prejudicada. Nestes casos, o reclamante não precisa fazer nada além de acompanhar o andamento de seu pedido de esclarecimento/ressarcimento pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.

Já se a associação ou sindicato responder ao INSS dentro do prazo de 15 dias, alegando ter os documentos necessários ou ter efetuado a cobrança com base em decisão judicial, o aposentado ou pensionista interessado precisa se manifestar em, no máximo, 30 dias a partir da data de recebimento da resposta, informando ao instituto se concorda ou não com as alegações da entidade.

Neste caso, o aposentado ou pensionista pode se manifestar por meio do aplicativo Meu INSS ou pessoalmente, em uma das agências dos Correios. A lista de agências habilitadas está disponível no site dos Correios e no site do INSS. Também é possível constatar a relação pelo número 135. (Com informações da Agência Brasil)

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