Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de outubro de 2025
Chama atenção a reprovação de Lula (PT) nas pesquisas, apesar de estar no poder, caneta na mão, torrando sem piedade dinheiro público a serviço de sua reeleição, contando com inabalável parceria da mídia e do STF e com o seu maior adversário preso e inelegível. Com tudo isso, a maioria absoluta dos brasileiros (51%) ainda reprova seu governo, de acordo com levantamento do Poderdata divulgado ontem. Pesquisas assim reforçam confiança da oposição na disputa de 2026.
Ruim, péssimo
Apesar da aversão ao governo, caminhando para o final sem entregas, 44% ainda o apoiam. Mas 43% o consideram “ruim” ou “péssimo”.
Tarcísio está on
Com as várias pesquisas apontando reprovação do governo petista, aliados voltaram a turbinar Tarcísio de Freitas (Rep) para presidente.
Tanto quanto Trump
Nos EUA, 52% reprovam a política de imigração do governo Trump, segundo pesquisa do New York Times, que tem horror ao republicano.
Ajuda americana
Curiosamente, Trump deu a Lula a chance de subir no palanque “em defesa da soberania” e, com isso, segurar um pouco o ritmo de queda.
PDT e PSB disputam espólio de União Brasil e PP
Partidos puxadinhos do PT, PDT e PSB disputam a cotoveladas os cargos ocupados pelo União Brasil e Progressistas, que vazaram das proximidades do governo Lula. O posto mais cobiçado é o de Lucas Felipe de Oliveira, diretor-presidente da Codevasf, estatal vira e mexe enrolada em denúncias de falcatrua. Outros cargos com interesse dos governistas são as diretorias na Caixa, além da CBTU, estatal de trens urbanos, cujos elevados orçamentos deixam muitos políticos salivando.
Costa quente
Na Codevasf, o cobertor do governo é curto. Lucas Felipe é indicação de Davi Alcolumbre, presidente e espécie de líder de Lula no Senado,
Peixe grande
Diretorias da Caixa são ocupadas por indicação do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que também dá alguma paz a Lula por lá.
Vai tu mesmo
Sobrou até para o PT, que tem a Sudene, hoje irrelevante. O PSB exige compensação pela perda do Banco do Nordeste e de outras boquinhas.
Risco de fuga
O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) não engoliu a facilidade com que Carlos Roberto Lopes foi solto após mentir à CPMI do INSS e quer impedir o presidente do empreendimento Conafer de deixar o Brasil.
Enrolando
Celso Sabino, ministro demissionário do Turismo, deve aparecer como papagaio de pirata de Lula na Ilha de Marajó (PA). Cobrado a deixar o posto, Sabino continua à espera de milagre para conservar a boquinha.
Homens no comando
O Ministério da Mulher vetou a participação da Mátria, ONG de proteção a meninas e mulheres, na 5ª Conferência de Políticas para Mulheres. E a hierarquia idiotizada woke dá prioridade a trans: serão homens, travestis, 12 das 60 “mulheres” homenageadas no evento.
Corrida à embaixada
No Brasil, a embaixada dos Estados Unidos, cujo governo entrou em “shutdown”, avisou que a emissão de vistos para brasileiros vai continuar “enquanto a situação permitir”. Tudo o mais foi suspenso.
Negativistas da ciência
A direção ativista da Unicamp rompeu sua cooperação acadêmica com Instituto Technion, de Israel. Após fingir que não viu ou nem soube de terroristas executando inocentes, até bebês, naquele 7 de outubro, incluindo brasileiros, acusa Israel de “violações aos direitos humanos”.
Na cara
Ao lado de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Paulinho da Força (SD-SP) aproveitou a imprensa para colocar panos quentes na tal dosimetria. O senador não titubeou, disse que só interessa a anistia.
Entre Céu e inferno
Viralizou post de brasileira nos EUA listando que você paga ao menos 27,5% de IR, 1,2% de IPTU, até 4% de IPVA, e empresa até 34% de IR e 70% de encargos trabalhistas. Nos EUA, o IR federal é de 20%, IPTU deles 1,1%, IPVA até 50 dólares (R$260) anuais e 7,6% de encargos.
Sem essa
A Justiça antedeu pedido do vereador do Recife Thiago Medina (PL-PE) e suspendeu a turma de medicina que a Universidade Federal de Pernambuco criou exclusivamente para a turma do MST.
Pensando bem…
…“democracia” não municia canhões.
PODER SEM PUDOR
Falta o instrumento
Durante reunião da Comissão de Educação da Câmara, certa vez, após rasgar elogios a uma proposta d colega Maria do Rosário (PT-RS), o deputado Severiano Alves (PDT-BA) complementou: “E faço isso pelo mérito da matéria, não estou puxando o saco da colega…” O presidente da comissão, deputado Paulo Delgado (PT-MG), sempre bem-humorado, observou na lata: “E nem poderia, já que a colega não dispõe desse instrumento…”
(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)
Voltar Todas de Cláudio Humberto