Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 28 de novembro de 2025
A oportunidade de vacinação contra o HPV para todas as pessoas entre 15 e 19 anos que nunca receberam uma dose desta vacina se encerra no final do ano em Porto Alegre. Todas as unidades de saúde têm a vacina em estoque.
A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) é a principal forma de prevenir complicações causadas pela infecção em homens e mulheres. Nas mulheres, o HPV é um dos causadores do câncer de colo do útero. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é quadrivalente, ou seja, ela garante proteção contra quatro tipos de vírus: o 6, o 11, o 16 e o 18.
Além da oferta de vacina para quem deixou de se vacinar, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre oferece a imunização aos públicos que têm recomendação de receber a imunização:
– Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos: dose única.
– Indivíduos imunocomprometidos de 9 a 45 anos (pessoas vivendo com HIV e Aids, pacientes oncológicos e transplantados): três doses independentemente da idade.
– Pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual: esquema de duas doses para os de 9 a 14 anos e três doses para os de 15 a 45 anos.