Terça-feira, 04 de Novembro de 2025

Home Política Petistas projetam denúncia da Procuradoria-Geral da República como janela para estancar popularidade

Compartilhe esta notícia:

Após a mais recente pesquisa Datafolha acender “sinal de alerta”, parlamentares petistas projetam a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre suposto plano de golpe articulado durante a gestão de Jair Bolsonaro como a próxima “Cruzada” e uma oportunidade para estancar a perda de popularidade do governo.

Vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Rogério Correia (PT-MG) disse que as análises da situação sobre a pesquisa — que mostra Lula com menor nível de aprovação dentre seus três mandatos (24%) — devem ser aprofundadas na próxima semana. Mas indicou que, preliminarmente, há percepção de que a base precisa acirrar a disputa comunicacional.

“A pesquisa é um sinal de alerta de que precisamos fazer um embate político mais firme contra a oposição. A denúncia da PGR é um elemento que vai acirrar esta disputa. Temos que estar preparados para este momento. É um tema da maior relevância, que diz respeito à democracia”, disse.

Alencar Santana (PT-SP), também vice-líder do governo na Câmara, reitera a avaliação de que há uma janela de oportunidade para acirrar a disputa comunicacional: “Tudo indica que esta denúncia vai acontecer. E caso aconteça temos que demonstrar o que ela significa. É um tema importante”, disse.

O deputado defende que desde a mudança da chefia da Secom (Secretaria de Comunicação Social), com a chegada do ministro Sidônio Palmeira, há um esforço na direção de tornar a comunicação do governo mais proativa.

“O governo tem mudado sua postura política, que tende a dar resultado. O presidente voltou a andar mais pelo país. Colocou seus ministros para andarem pelo país também, para falarem, espalharem os feitos do governo”, completou.

A expectativa é de que a PGR apresente uma primeira denúncia sobre o suposto plano golpista até o final deste mês. O STF (Supremo Tribunal Federal) tem a intenção de finalizar a análise da denúncia ainda neste ano. Bolsonaro nega participação e sua defesa tem se posicionado contra o relatório da Polícia Federal.

Peso da economia

Os parlamentares defendem que a economia brasileira vive um bom momento, com a atividade econômica e o emprego em alta, mas admitem que a alta de preços, especialmente dos alimentos, precisa ser atacada e revertida.

Na visão dos deputados, medidas anunciadas recentemente, como a ampliação da gratuidade de medicamentos no Farmácia Popular, o “Gás para Todos” e o “Desenrola Rural” devem reforçar poder de compra dos brasileiros ajudar a reverter parte das perdas em popularidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Papa Francisco tem segunda noite tranquila no hospital em Roma, na Itália
Tumulto em estação de trem deixa ao menos 18 mortos em Nova Délhi
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias