Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025

Home Rio Grande do Sul PIB do RS cresce 4,5% no terceiro trimestre de 2025 na comparação com os três meses anteriores

Compartilhe esta notícia:

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul avançou 4,5% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. O desempenho superou com folga o da economia brasileira no mesmo intervalo, que registrou crescimento de apenas 0,1%. Entre as atividades, a agropecuária liderou a expansão, com alta de 20,5%, seguida pela indústria, que cresceu 2,3%. Já o setor de serviços teve avanço discreto de 0,1% no período.

Os dados foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A apresentação contou com a participação da diretora-geral em exercício da SPGG, Iracema Castelo Branco, da subsecretária de Planejamento, Carolina Scarparom, do diretor-adjunto do DEE, Pedro Zuanazzi, e dos pesquisadores do DEE Martinho Lazzari, César Conceição e Vinícius Fantinel, responsáveis pelo trabalho.

Agropecuária e indústria

No recorte trimestral, a agropecuária registrou alta de 20,5% no Rio Grande do Sul, frente a 0,4% no Brasil. A indústria cresceu 2,3%, superando o resultado nacional de 0,8%, enquanto os serviços apresentaram variação de 0,1%, em linha com o desempenho brasileiro.

Dentro da indústria, houve crescimento na indústria de transformação (1,5%), nas atividades de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana (10,2%) e na construção (0,4%). A indústria extrativa registrou retração de 1,3% no período.

O pequeno avanço de 0,1% nos serviços se deu em função das taxas positivas registradas nas atividades imobiliárias (0,5%), em outros serviços (0,4%) e na administração, educação e saúde públicas (0,1%). As demais atividades apresentaram recuos no período.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, o PIB do Rio Grande do Sul apresentou crescimento de 2,5%, enquanto o PIB do Brasil avançou 1,8%, mantendo o desempenho estadual acima da média nacional também na base interanual.

Desempenho setorial 

Na base interanual, a indústria gaúcha cresceu 3,7%, com variação positiva em todas as suas atividades. Na indústria de transformação (4,2%), destacaram-se os aumentos na fabricação de produtos do fumo (45,3%), máquinas e equipamentos (13,1%), produtos alimentícios (8,7%), celulose, papel e produtos de papel (12,9%) e bebidas (12,9%).

Os serviços avançaram 0,7% na comparação anual, com crescimento em outros serviços (1,8%), atividades imobiliárias (1,7%), intermediação financeira e seguros (0,8%), transportes, armazenagem e correio (0,8%) e administração, educação e saúde públicas (0,1%). Em contraste, houve recuo nos serviços de informação (-1,6%) e no comércio (-0,4%). Dentro desta atividade, as quedas de maior impacto na taxa total ocorreram nas vendas de veículos (-15,1%), de material de construção (-8,9%) e de móveis e eletrodomésticos (-11,9%). Por outro lado, hipermercados e supermercados (2,3%), combustíveis e lubrificantes (3,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,4%) apresentaram crescimento.

Indicadores acumulados

No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o PIB do Rio Grande do Sul apresentou alta de 0,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse intervalo, indústria e serviços cresceram 2,0% cada, enquanto a agropecuária registrou retração de 10,8%, impactada pela estiagem que atingiu principalmente o segundo trimestre. No Brasil, o PIB acumulado avançou 2,4% no período.

No acumulado em quatro trimestres, o PIB gaúcho registrou crescimento de 1,5%, com alta de 1,7% na indústria, de 2,6% nos serviços e redução de 7,4% na agropecuária.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo do RS encaminha ao governo federal pedido de adesão ao programa de pagamento de dívidas
Rio Grande do Sul registra mais de 82 mil vagas de carteira assinada de janeiro a novembro de 2025
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News