Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024

Home Economia PIB dos Estados Unidos sobe 3,2% no terceiro trimestre e país supera recessão técnica

Compartilhe esta notícia:

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3,2% no terceiro trimestre de 2022, a ritmo anualizado, de acordo com dados revisados do Departamento do Comércio local divulgados nesta quinta-feira, 22. O número ainda ficou acima do previsto por analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, que previam avanço anualizado no mesmo ritmo da segunda leitura divulgada em novembro, de 2,9%.

Com a confirmação de resultado positivo, a economia dos EUA superou a recessão técnica em que entrou no segundo trimestre, quando seu PIB encolheu 0,6%, marcando a segunda contração trimestral consecutiva.

O Departamento do Comércio também divulgou que índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) avançou 4,3% no terceiro trimestre. O PCE é a medida de inflação preferida do Fed, que tem meta de inflação de 2%.

A terceira estimativa do PIB é baseada em dados de origem mais completos do que os disponíveis para a segunda estimativa divulgada no mês passado.

O aumento no terceiro trimestre refletiu principalmente aumentos nas exportações, gastos do consumidor, investimento fixo não residencial, gastos do governo estadual e local, e foram parcialmente compensados por uma diminuição no investimento em habitação.

As atualizações refletem principalmente as revisões para cima nos gastos do consumidor e no investimento fixo não residencial que foram parcialmente compensadas por uma revisão para baixo no investimento em estoque privado.

Apesar de a economia se recuperar mais fortemente do que se pensava inicialmente no terceiro trimestre, as taxas de juros mais altas, conforme o Federal Reserve luta contra a inflação, aumentam os riscos de uma recessão no ano que vem.

Outros resultados

Quando medida pelo lado da renda, a economia cresceu a uma taxa de 0,8%, versus 0,3% na segunda estimativa. A Renda Nacional Bruta havia contraído a um ritmo de 0,8% no segundo trimestre.

A média do PIB e da Renda Nacional Bruta aumentou a uma taxa de 2% no período de julho a setembro, contra 1,6% na estimativa anterior, após encolher a um ritmo de 0,7% no segundo trimestre.

Os lucros da produção atual diminuíram a uma taxa de US$ 31,1 bilhões no terceiro trimestre (revisado de US$ 31,6 bilhões), após subirem a um ritmo de 131,6 bilhões de dólares no segundo trimestre.

Análise

Para a consultoria High Frequency Economics, a economia americana ainda cresce, com consumidores gastando, mas em 2023 a trajetória será de desaceleração.

A HFE diz que, para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), de qualquer modo, o foco é em reduzir a inflação, o que “significa que os juros seguirão mais elevados por mais tempo no próximo ano”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Rússia diz que ida de Zelensky a Washington é prova de que EUA lutam “guerra indireta”
Medida Provisória renova regime de tributação de empresas brasileiros no exterior
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde