Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026

Home Política Polícia Federal determina que Eduardo Bolsonaro volte ao cargo de escrivão

Compartilhe esta notícia:

A PF (Polícia Federal) determinou que Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, volte ao cargo de escrivão na corporação. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2).

Eduardo estava afastado das suas funções na PF para cumprir o seu mandato na Câmara dos Deputados. No entanto, ele teve o mandato cassado em 18 de dezembro por excesso de faltas.

A perda do mandato foi declarada com base em uma regra da Constituição que proíbe deputados e senadores de faltar a mais de um terço das sessões deliberativas do ano.

Eleito por São Paulo, Eduardo mora nos Estados Unidos desde o início deste ano. Ele afirmou que a mudança ocorreu para evitar uma suposta perseguição política e jurídica no Brasil.

Eduardo tentou, sem sucesso, exercer o mandato à distância e driblar o registro de ausências na Câmara.

No ato declaratório desta sexta, assinado pelo diretor de Gestão de Pessoas da PF, Licínio Nunes de Moraes Netto, consta a “cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo, a partir de 19 de dezembro de 2025”.

Além disso, o delegado cita a necessidade de “retorno imediato ao exercício do cargo efetivo em sua lotação de origem […] para fins exclusivamente declaratórios e de regularização da situação funcional”.

Por fim, o documento frisa que a “ausência injustificada poderá ensejar a adoção das providências administrativas e disciplinares cabíveis”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governo federal paga R$ 31,5 bilhões em emendas parlamentares em 2025, o maior valor da história
Praias do Lami e Belém Novo, em Porto Alegre, permanecem próprias para banho
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias