Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 6 de novembro de 2025
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6) a operação Mar Branco e Maiaù, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por via marítima. A ação ocorre nos estados da Bahia e de São Paulo.
Ao todo, estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, além do sequestro de duas embarcações utilizadas no transporte de cocaína para o continente europeu.
As investigações, iniciadas em abril de 2024, apontaram que o grupo era responsável pela logística e pelo financiamento do envio de grandes carregamentos da droga ao exterior. Desde o início do inquérito, duas toneladas de cocaína foram apreendidas em um pesqueiro ancorado no subúrbio de Salvador.
De acordo com a PF, a organização criminosa possuía atuação internacional e uma estrutura bem definida, com divisão de tarefas que envolvia desde a compra e adaptação de embarcações até a ocultação e transporte do entorpecente.
As medidas judiciais são cumpridas em 11 cidades: Salvador, Simões Filho e Camaçari (BA); São Paulo, Guarulhos, Santos, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Sorocaba (SP); e Rio de Janeiro (RJ).
Os agentes também realizam buscas por bens e documentos que possam comprovar a movimentação financeira e patrimonial dos investigados.