Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 27 de janeiro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta terça-feira (27), com o presidente da França, Emmanuel Macron. Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de uma hora.
De acordo com nota divulgada pela Presidência da República, os dois líderes trataram da proposta de criação de um Conselho da Paz apresentada pelos Estados Unidos. Lula e Macron concordaram em fortalecer as Nações Unidas e que as iniciativas relacionadas à paz e à segurança internacional devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios da ONU (Organização das Nações Unidas).
Durante o telefonema, segundo o Planalto, os presidentes também conversaram sobre a Venezuela e condenaram o uso da força em violação ao direito internacional. Lula reafirmou sua avaliação de que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia é positivo para os dois blocos e que representa uma contribuição relevante para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras.
Segundo a nota, Lula e Macron se comprometeram a orientar suas equipes técnicas a concluir as negociações em andamento, com o objetivo de firmar acordos ainda no primeiro semestre de 2026. O presidente francês Emmanuel Macron se posicionou contra o acordo desde o início das negociações.
O governo da França argumenta que o texto não garante proteção suficiente ao setor agrícola europeu, especialmente aos produtores franceses, que têm exercido forte pressão interna na Europa contra a entrada de produtos brasileiros.