Sábado, 28 de Fevereiro de 2026

Home boas noticias Porto Alegre adere a rede para fortalecer agricultura agroecológica na alimentação escolar

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura de Porto Alegre assinou um termo de cooperação que integra a Capital a uma rede de municípios voltada ao fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O ato ocorreu nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, na última quinta-feira (26).

Além de Porto Alegre, participam da iniciativa os municípios gaúchos de Antônio Prado, Caxias do Sul, Ipê e Montenegro, em parceria com o Instituto Comida do Amanhã. O objetivo é valorizar a produção da agricultura familiar e promover sistemas alimentares mais sustentáveis, ampliando a presença de alimentos agroecológicos na merenda escolar.

Por meio do projeto, os municípios receberão apoio técnico para organizar a oferta e ampliar as compras da agricultura familiar no PNAE. Na prática, a Secretaria Municipal de Educação seguirá responsável pela aquisição dos alimentos e pela gestão da alimentação escolar, enquanto a Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural atuará no suporte aos agricultores durante o processo de transição para a produção agroecológica.

Porto Alegre possui na sua legislação municipal a determinação de que, até 2032, toda a produção agrícola seja realizada de forma orgânica, com ênfase aos sistemas agroflorestais. Segundo a prefeitura, a adesão ao PNAE Agroecológico vem a somar nesse movimento que o Executivo municipal tem promovido em apoio a uma agricultura mais sustentável.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Ministra Gleisi Hoffmann critica ataque dos EUA e Israel contra o Irã: “Irresponsável e autoritário”
Ataque ao Irã deve aumentar o preço do petróleo no mercado internacional
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Conexão Pampa