Quarta-feira, 23 de Julho de 2025

Home Porto Alegre Porto Alegre aplica 626 mil doses de vacina contra a gripe em 2025

Compartilhe esta notícia:

O número de doses da vacina contra gripe aplicadas em Porto Alegre chega a 626.090 neste ano. O número foi divulgado pela Equipe de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (22).

O total é de doses feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e rede privada. Pessoas com mais de 60 anos receberam o maior número de doses: 189.441, ou 61,43%. Crianças entre seis meses e menores de seis anos somam 35.564, ou 46,53%. Gestantes, 2.617 doses ou 25,54%. Os três grupos são os que têm as doses somadas para contabilizar a cobertura vacinal na cidade, que é de 57,62% até o momento.

A vacina contra gripe (influenza) protege contra três tipos de vírus Influenza (A – A3N2 e H1N1 e B). A meta é vacinar 90% de cada um dos três grupos prioritários. Pessoas idosas, gestantes e crianças têm maior risco de complicações, por isso são prioritárias para o Ministério da Saúde.

Todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem ser vacinadas contra influenza. A vacina está disponível nas unidades de saúde de acordo com o horário de funcionamento de cada local.

Operação Inverno – Até 12 de julho (final da semana epidemiológica 28/25), 1.314 casos de Srag (síndrome respiratória aguda grave) foram confirmados entre pessoas residentes na Capital em 2025. O dado está divulgado no Informativo Epidemiológico da Operação Inverno nº 4 da Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre.

A publicação também traz informações sobre atendimentos por doenças respiratórias em unidades de saúde e serviços de Pronto Atendimento na cidade em 2025 e dados como faixa etária das pessoas com Srag e classificação final de cada caso (cura, óbito, óbito por outra causa e em investigação). Os dados são apresentados por semana epidemiológica (SE), desde a SE 1 até a SE 28 (de 29/12/2024 até 12 de julho).

De acordo com a publicação, 88 pessoas que residiam em Porto Alegre faleceram por Srag no período. Seguem em investigação 321 notificações; 890 pessoas evoluíram para cura e 15 evoluíram para óbito por outras causas.

Das 88 pessoas que perderam a vida por Srag, 36 tiveram Covid-19 (sete óbitos) ou Influenza (29 óbitos). Das 29 pessoas que faleceram em decorrência da Influenza, 25 estavam sem vacinação atualizada. As sete pessoas que perderam a vida por Covid-19 estavam sem esquema vacinal atualizado.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece vacinação contra Covid-19 e influenza, de acordo com o esquema definido pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Câmara dos Deputados está em recesso “branco”; entenda por que sessões não ocorrem neste período
Casal é preso após arremessar arma para fora do carro na BR-290, em Eldorado do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News