Sábado, 18 de Maio de 2024

Home Porto Alegre Porto Alegre: capital mundial de intervenção por cateter nas válvulas cardíacas

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre se consolida como referência mundial em intervenção valvar transcateter. A cidade recebe, a partir desta quarta-feira (17), no Centro de Eventos do Hotel Hilton – Moinhos de Vento, grandes nomes da comunidade científica internacional no Simpósio TVI – Transcatheter Valve Intervention (Intervenção de Válvula Transcateter).

O Simpósio TVI ocorre na cidade que tem, junto com Belo Horizonte, a maior expectativa média de vida entre as capitais, 72 anos, de acordo com o 1º Mapa da Desigualdade entre as capitais do país divulgado em março pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS).

A segunda edição do evento realizado na cidade supera os números e as sessões organizadas em março de 2023. Durante 3 dias, ocorrem debates sobre os aperfeiçoamentos da tática minimamente invasiva que implanta, sem cortes, válvulas cardíacas.

Conforme a organização, são esperadas mais de 400 inscrições. Participam da programação, 12 países da Europa, Estados Unidos e América. Ao todo, 54 palestrantes brasileiros e 26 estrangeiros conversarão com o público. Fazem parte do staff internacional Gilbert Tang e Edwin Ho – EUA, Maurizio Taramasso – Suiça e Thomas Modine – França.

O professor de medicina da UFRGS, pesquisador e cirurgião cardiovascular gaúcho Eduardo Keller Saadi é responsável pela coordenação do Transcatheter Valve Intervention. O especialista está à frente da Cardiofy, rede de compartilhamento sobre procedimentos cardiopáticos que promove o TVI.

Há mais de 15 anos, Saadi multiplica e se destaca na execução transcateter. Ele foi o primeiro brasileiro a receber certificação para implante de valva (válvula) transcateter CoreValve e ganhou projeção internacional. Sua equipe foi pioneira, no Brasil, a utilizar vários dispositivos e inovações técnicas na área.

A população idosa é a mais acometida problemas nas válvulas do coração. Denominadas aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar, elas abrem e fecham, regulando o fluxo sanguíneo do organismo. As duas primeiras são as mais afetadas. Quando se calcificam e/ou não funcionam corretamente, podem dar cansaço, falta de ar, dor torácica e síncope (desmaio). Em certos casos, é indicada a operação. Na cirurgia tradicional, o paciente sofre incisão no peito. Já com a evolução da medicina e da tecnologia, não é necessário abrir o peito do paciente.

O método menos invasivo consiste na introdução do cateter através de uma punção (sem cortes), geralmente na artéria da virilha, com anestesia local. Com apoio de imagens, navegando por dentro dos vasos sanguíneos, o cateter leva a válvula artificial comprimida na ponta. No local exato, a prótese é liberada, expandida e instalada, substituindo a válvula lesionada. O curso do sangue é normalizado.

O procedimento transcateter pode ser realizado com anestesia local, demanda menos dias de internação (em geral apenas dois), proporciona recuperação mais rápida, oferece mais conforto para o paciente e, principalmente, diminui a ocorrência de sequelas derivadas da cirurgia convencional. – Explica Dr. Eduardo Keller Saadi, cirurgião cardiovascular e coordenador do Simpósio TVI.

No 1º dia do TVI, nas sessões de Hands On (manipulação), serão executadas todas as etapas com simuladores 3 D. Os dispositivos criam um cenário de realidade virtual muito semelhante ao de uma sala cirúrgica. Os aparelhos permitem treinos dos manejos transcateter com diversos graus de dificuldades e diferentes tipos de próteses sem envolver pacientes.

Na quinta (18), a partir das 14h30 tem apresentação e lançamento nacional do app Redo-TAV com a presença de seu idealizador Vinayak Bapat do Minneapolis Heart Institute (EUA). O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, orienta especialistas qual tipo e tamanho de prótese a serem utilizadas em situações especiais.

Vão ser transmitidas, ao vivo e on-line, 7 cirurgias de média e alta complexidade a serem realizadas em 5 países. Após cada intervenção, serão discutidas pelo auditório a atuação dos colegas cirurgiões, os avanços e refinamentos técnicos.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Dólar fecha no maior patamar desde março de 2023; Ibovespa encerra em queda
Senado aprova proposta que criminaliza porte de qualquer quantidade de droga
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News