Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Home Porto Alegre Porto Alegre divulga como será o atendimento de serviços essenciais nesta sexta-feira

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A Prefeitura de Porto Alegre vai manter o atendimento à população nesta sexta-feira (31), véspera do Ano Novo, com regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços essenciais.

A prefeitura autorizou via decreto, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre, a permissão de dispensa aos servidores, mediante compensação de carga horária.

Atendimento 156+POA – Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncias de vandalismo.

Limpeza Urbana – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado de Natal: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Trânsito e Transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela de dia útil eventual na sexta-feira, 31, e domingos e feriados dias 1º e 2 de janeiro. Em razão da baixa demanda de passageiros, na sexta-feira haverá redução de 20% na oferta de viagens com a garantia de manutenção dos primeiros e últimos horários da tabela. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24h. A EPTC informa que na manhã de 31 de dezembro não haverá expediente externo no Atendimento ao Cidadão e no posto de atendimento presencial exclusivo para idoso e pessoas com deficiência.

Trabalho – A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá (Centro Histórico), estará em funcionamento no dia 31 de dezembro até às 12h.

Saúde – Os prontos atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais funcionam até o meio-dia de sexta-feira, 31, retomando o atendimento na segunda-feira, 03. A vacinação contra a Covid-19 seguirá o mesmo cronograma. Os pontos e horários de vacinação serão divulgados ao longo da semana pela Secretaria Municipal da Saúde.

Pronto-atendimentos 24h

– PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)

– PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)

– PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)

– PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – fone: 3289-3456)

– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – fone: 3368-1619)

Hospitais

– Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)

– Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

Água, esgoto e drenagem – No fone 156, opção 2: atendimento diário 24h por dia, para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto cloacal e pluvial e solicitar serviços operacionais. O atendimento do Dmae ocorre também pelo app 156+POA. Os postos comerciais da Rua José Montaury e da Avenida Cristiano Fischer, 2.402, estarão fechados no dia 31 e reabrem no dia 3 de janeiro. O atendimento comercial por telefone também será retomado neste dia.

Assistência Social – A Fundação Assistência Social e Cidadania (Fasc) informa que os Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Centro Dia do Idoso (CDI) e Centros Pop atendem a população no dia 31 até às 12h. Demais atendimentos 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem.

Albergues

– Albergue Acolher 1 – Casa de Passagem (24h) – rua Dr. João Simplício, 38 – Vila Jardim

– Albergue Acolher 2 – (12h) – rua 7 de Abril, n º 315, bairro Floresta

– Albergue Dias da Cruz – Avenida Azenha, 366

– Alberque Bom Jesus: Rua São Domingos, 165 – Bom Jesus

Centros POP

– Centro Pop – Santana (Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha)

– Centro Pop 2 – Floresta (Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta)

– Centro Pop 3 – Navegantes (Avenida França, 496, Navegantes)

Ceic – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

Guarda Municipal – As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações e festas clandestinas. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 153 e 156.

Defesa Civil – A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Conselho Tutelar – No dia 31, o atendimento das 8h às 18h em regime de plantão centralizado e noturno das 18h às 8h, na rua Fernando Machado, 657.

Meio Ambiente – A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) mantém plantão e atende urgências pelo 156.

Manejo Arbóreo – A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.

Iluminação Pública – O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações de urgências pelo telefone pelo 0800 000 1740.

Mercado Público – Funcionamento no dia 31 até as 17h. No dia 1º de janeiro estará fechado.

Sala do Empreendedor – Sem atendimento no dia 31 de dezembro.

Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) – A unidade da Procuradoria-Geral do Município terá atendimento até às 12h no dia 31 de dezembro. O serviço volta a funcionar no dia 3 de janeiro, somente pelos canais digitais, em virtude do recesso do Judiciário, que vai até o dia 6 de janeiro de 2022. Os canais de atendimento digital são: WhatsApp: (51) 993489424; telefone: 3289-5036; email: postofiscal@portoalegre.rs.gov.br.

Loja de Atendimento da Fazenda – Não funcionará no dia 31. A Secretaria Municipal da Fazenda recomenda o contato pelo Portal de Serviços para solicitar qualquer serviço sem precisar se deslocar até o atendimento presencial.

Habitação – Informações e atualização de cadastro do Minha Casa Minha Vida podem ser feitas pelo atendimento eletrônico através do link sias.branet.com.br:8444/mcmv/ ou pelo e-mail mcmv@demhab.prefpoa.com.br

– Para solicitar segunda via de boletos, basta enviar um e-mail para 2via@demhab.prefpoa.com.br ou pelo WhatsApp 51 99332.8954

– Para demandas sobre Bônus Moradia, Reassentamento e Invasão, enviar e-mail para social@demhab.prefpoa.com.br ou WhatsApp 51 99133.7006

– Sobre o Aluguel Social, enviar e-mail para aluguelsocial@demhab.prefpoa.com.br

– Sobre Cooperativismo, enviar e-mail para cooperativismo@demhab.prefpoa.com.br

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