Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Porto Alegre Porto Alegre recebe doação de leite materno para hospitais com estoques reduzidos

Compartilhe esta notícia:

Uma remessa de 120 frascos, com 275ml cada, de leite humano pasteurizado, foi enviada ao Rio Grande do Sul pela Rede Brasileira de Leite Humano na terça-feira (11). O total de 33 litros é suficiente para alimentar cerca de 25 bebês por uma semana.

O objetivo da ação é suprir bancos de leite de hospitais de Porto Alegre que atendem bebês prematuros e de baixo peso em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais e que estão com estoques reduzidos devido às enchentes que atingiram o Estado. As fortes chuvas e alagamentos prejudicaram o acesso de doadoras voluntárias aos Bancos de Leite.

Esse é o primeiro lote de outros que ainda deverão ser enviados pela rede, em ação conjunta com a SES (Secretaria Estadual da Saúde) e o Ministério da Saúde. A distribuição dos frascos recebidos será realizada por meio do Centro de Referência Estadual de Bancos de Leite no RS, localizado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Nessa primeira remessa, receberão leite pasteurizado as maternidades dos hospitais Materno Infantil Presidente Vargas, Fêmina, Hospital de Clínicas e a própria Santa Casa.

“Trata-se de uma iniciativa inédita. Nunca havia acontecido uma ação semelhante de doação de leite materno entre os estados do Brasil”, afirmou a chefe de divisão de Ciclos de Vida da SES, Gisleine Silva.

O Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite, João Aprigio Guerra de Almeida, salientou que “a ação une ciência e solidariedade num trabalho de consciência coletiva em prol das crianças e dos familiares do Rio Grande do Sul, com a ajuda de mães de todo o Brasil”.

Alimento completo

Há forte base científica para considerar o leite materno o melhor alimento para bebês. Trata-se de uma fonte de nutrientes para as funções biológicas, com papel importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico – além de proteger a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias.

Os BLH (Bancos de Leite Humano) oferecem orientação e apoio à amamentação e têm funções técnicas de coletar, processar, armazenar e ofertar leite humano a bebês prematuros e de baixo peso.

Nesse sentido, a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação dos bebês internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Grêmio finaliza os preparativos para enfrentar o Flamengo nesta quinta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro
Seleção Brasileira enfrenta os Estados Unidos no último compromisso antes da Copa América
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada