Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 26 de junho de 2023
Levantamento realizado pela secretaria municipal de Saúde indica 3.041 casos confirmados de dengue em Porto Alegre. Os dados contemplam notificações registradas até esta segunda-feira (26). Ao todo 2.903 foram contraídos na cidade. A zona Norte concentra o maior número de casos. Quatro óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre neste ano até o momento, mesmo número registrado em 2022.
Já as notificações de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 4.625. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão pela Vigilância Epidemiológica da Saúde.
Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS referente à Semana Epidemiológica 25 (18 a 24 de junho).
É considerada na análise a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O mesmo balanço indica 982 suspeitas descartadas, 361 casos apresentam classificação final inconclusiva e 241 suspeitas seguem em investigação.
De acordo com dados do boletim, desde o início do ano foram notificadas 4.975 suspeitas de dengue à vigilância epidemiológica da Saúde. Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o Boletim esclarece que a diminuição da temperatura registrada na cidade nas últimas semanas influenciou na diminuição da infestação do mosquito vetor da dengue.
Dos 46 bairros monitorados, 11 seguem com infestação considerada alta (Nonoai e Camaquã) ou alerta (Aparício Borges, Azenha, Cavalhada, Costa e Silva, Jardim Sabará, Mário Quintana, Menino Deus, Passo das Pedras e Santa Tereza). Os demais, registraram infestação moderada ou baixa.