Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Home Porto Alegre Porto Alegre tem mais de 1.600 moradias em construção para famílias de baixa renda

Compartilhe esta notícia:

Apresentado pela prefeitura à Câmara de Vereadores de Porto Alegre nessa quarta-feira (5), um balanço de ações do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) nos últimos cinco anos tem como destaque a informação de que 1.631 novas unidades habitacionais (UH) destinadas a famílias de baixa renda estão em construção na Capital.

O órgão contabiliza no momento outras 2.671 unidades contratadas por meio de diferentes programas e 1.390 em curso no âmbito da nova seleção do programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, totalizando assim 5.692 moradias em planejamento ou já em andamento.

Desde 2021 também já foram concedidos 565 Bônus-Moradia, beneficiando 12 comunidades, com investimento total atualizado de R$ 72 milhões. O diretor-geral do Demhab, André Machado, define como foco da gestão ampliar o acesso à residência digna, avançar na regularização fundiária e implantar soluções habitacionais para famílias afetadas pela enchente histórica de 2024:

“Tudo o que está sendo apresentado hoje é resultado dos quatro primeiros anos de muito trabalho na reestruturação do Demhab, na recomposição do seu quadro funcional e no aproveitamento de todas as oportunidades disponíveis para garantir um melhor atendimento à população”.

“Minha Casa, Minha Vida”

O Demhab concentra agora esforços na seleção dos beneficiários do “Minha Casa, Minha Vida”. Serão destinados 832 imóveis a famílias inscritas – hoje, mais de 32 mil estão cadastradas. A previsão é que a lista preliminar de contemplados seja anunciada em dezembro deste ano.

Machado complementa: “Estamos trabalhando junto com o governo federal para garantir um processo de seleção justo e transparente, dentro das regras do programa, para que as famílias compreendam suas posições e as chances de serem contempladas”.

Programa “ReguLAR”

Por meio do programa “ReguLAR” já foram firmados 1.440 acordos de renegociação de dívidas, totalizando R$ 3,38 milhões em valores ajustados. O Demhab administra atualmente 107 empreendimentos, que somam aproximadamente 32 mil unidades habitacionais

Vila Tronco

Outro anúncio feito ao Parlamento municipal diz respeito às famílias ainda não atendidas no projeto “Tronco”. A orientação é de que elas comparecem ao Demhab até o dia 28 de novembro para providenciar atualização de dados e confirmação de interesse nos empreendimentos Dona Zaida, Jacuí e Banco da Província.

O atendimento é realizado na avenida Princesa Isabel nº 1.115, de segunda a sexta-feira, na faixa das 9h às 17h. Aíntegra do edital foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quarta-feira.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Incêndio atinge loja no Centro Histórico de Porto Alegre
Bairro Santa Tereza recebe atendimento da unidade móvel de saúde nesta quinta-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News