Quinta-feira, 22 de Outubro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 22 de outubro de 2026
Equipes da SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) realizaram na manhã desta quinta-feira (22), um teste de avaliação de uma nova tecnologia para conservação asfática. O equipamento de origem italiana executa a conservação do pavimento por meio da reciclagem do asfalto a frio, diretamente na via.
Um trecho da avenida Bernardino Silveira Amorim, próximo ao número 800, na Zona Norte de Porto Alegre, foi escolhido para a demonstração técnica do Simex ART 1000. Porto Alegre foi a primeira cidade do país a testar esta técnica.
Cada reparo na conservação emergencial (tapa-buraco) dura cerca de uma hora, proporcionando economia de tempo e recursos. O processo consiste na fresagem, que é a retirada do pavimento antigo, seguida da trituração, da mistura e da aplicação de um aditivo rejuvenescedor, produto de origem vegetal.
O equipamento utiliza o asfalto já existente na via, sem a necessidade de descartar resíduos ou adicionar massa asfáltica nova.
Além de permitir a reciclagem do asfalto, a tecnologia também reduz a emissão de gases. Outro benefício é a rápida liberação do trânsito após o serviço, bem como a redução do número de operadores necessários, apenas três pessoas.
No sistema convencional, que inclui além da fresagem o recolhimento e transporte do material após aplicação de uma nova massa usinada a quente, o trabalho é feito por uma equipe de sete pessoas.
“Nossa área técnica está sempre em busca de novas tecnologias para melhorar a eficiência dos nossos serviços e recuperação dos pavimentos”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, Rafael Fleck, que acompanhou o teste junto aos engenheiros da Divisão de Conservação de Vias Urbanas e da empresa italiana.