Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026

Home Rio Grande do Sul Porto Alegre voltará a receber navios de longo percurso; transporte noturno de cargas é liberado na hidrovia do RS

Compartilhe esta notícia:

Em cerimônia realizada nessa quinta-feira (15) no Palácio Piratini, o governo gaúcho, a estatal Portos RS e a Marinha do Brasil, anunciaram oficialmente nessa quinta-feira (15) o retorno do porto do Guaíba em Porto Alegre ao roteiro da navegação de longo curso no Rio Grande do Sul. Também foi comunicado o fim restrição à navegação noturna na hidrovia do Rio Grande do Sul.

Trata-se de um dos principais corredores logísticos do Estado, conectando o Guaíba à Lagoa dos Patos, Delta do Jacuí e acessos ao Porto do Rio Grande (Litoral Sul). Por esse trajeto são transportados produtos agrícolas, combustíveis, fertilizantes, insumos industriais e outros artigos, totalizando cerca de 6 milhões de toneladas por ano – volume correspondente a aproximadamente 10% da movimentação do porto marítimo gaúcho.

No porto e terminais da Capital, a hidrovia garante operações estratégicas que atendem a diferentes cadeias produtivas. A lista inclui celulose, grãos, combustíveis, indústria química e itens relacionados a energia.

Para recuperar e assegurar a plena navegabilidade, a Portos RS estruturou um programa de dragagem que totaliza investimentos previstos de aproximadamente R$ 258 milhões, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). São contratos concluídos, em execução ou fase de mobilização. Paralelamente, foram contratados levantamentos hidrográficos contínuos para monitoramento de profundidades, validação das dragagens e atualização das informações fornecidas à Marinha.

A decisão resulta de um conjunto consistente de investimentos e ações técnicas executadas pela Portos RS, em articulação com a Autoridade Marítima e a Praticagem (serviço especializado de condução de embarcações em áreas específicas para a navegação, como portos, canais e rios). As iniciativas também envolveram levantamentos batimétricos, modernização da sinalização náutica e validação operacional das condições de navegabilidade, garantindo padrões elevados de segurança para operações diurnas e noturnas.

Os processos para retomada do longo curso e liberação da navegação noturna (suspensa havia 42 anos) foram conduzidos de forma integrada entre as três partes envolvidas. Simulações operacionais em ambiente controlado permitiram testar diferentes cenários de manobra, tipos de embarcações e condições ambientais, subsidiando a implementação de um modelo de retomada gradual das operações com segurança e previsibilidade.

Desde 2022, também foram investidos quase R$ 15,5 milhões na modernização da sinalização náutica, incluindo instalação e reposição de bóias, faroletes, lanternas náuticas, equipamentos de fundeio e reforço dos estoques de manutenção. Atualmente, o sistema sob jurisdição da Portos RS conta com 262 sinais náuticos distribuídos entre o Guaíba, Lagoa dos Patos e acesso ao Porto do Rio Grande, assegurando orientação precisa às embarcações.

Discursos

“A competitividade do Estado está diretamente ligada à nossa capacidade logística, salientou o governador Eduardo Leite durante o evento. “Investir na hidrovia significa reduzir custos, aumentar eficiência e conectar melhor aquilo que produzimos aos mercados nacionais e internacionais. O Rio Grande do Sul tem uma rede hidroviária estratégica, que precisava ser melhor explorada com segurança e planejamento.”

Ele acrescentou: “Esse avanço só foi possível porque o Estado recuperou sua capacidade de investimento. Saímos de um período em que o Porto quase não conseguia reinvestir suas próprias receitas para um cenário em que multiplicamos os aportes em dragagem, sinalização e infraestrutura. É um passo histórico, que devolve competitividade ao Rio Grande do Sul e cria segurança para novos investimentos.

O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, ressaltou o impacto estratégico da medida para o desenvolvimento do Estado: “Estamos devolvendo ao Rio Grande do Sul uma hidrovia plenamente operacional, moderna e segura. Esse é um passo fundamental para reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade das nossas cadeias produtivas, além de fortalecer a economia”.

Presidente da Portos RS, Cristiano Klinger também se manifestou: “A retomada da navegação de longo curso e a liberação da navegação noturna são resultados de planejamento, investimento contínuo e compromisso com a segurança da navegação. Reestruturamos a hidrovia com dragagem, batimetria e um contrato de sinalização náutica continuado. Hoje, entregamos ao Estado uma hidrovia confiável, segura e preparada para sustentar o crescimento da atividade portuária”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Criminalidade em queda: 2025 é o ano mais seguro no RS em mais de uma década
Porto Alegre voltará a receber navios de longo percurso; transporte noturno de cargas é liberado na hidrovia do RS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada