Quarta-feira, 29 de Maio de 2024

Home em foco Posse de Lula terá o maior número de chefes de Estado presentes

Compartilhe esta notícia:

O embaixador Fernando Luis Lemos Igreja, que é o responsável do Itamaraty pela cerimônia de posse de Lula, atualizou nessa quarta-feira (14) a lista de chefes de Estado que comparecerão à cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 1º de janeiro, em Brasília (DF). Até o momento, há 17 chefes de Estado confirmados. “Será a posse com a presença de maior numero de chefes de Estado”, afirmou Igreja.

Segundo ele, os chefes de Estado do Equador, da Guiana, do Paraguai, do Suriname, do Uruguai e do Zimbabwe também estarão presentes. Por outro lado, o representante da Costa Rica, antes confirmado, não vai mais à posse. Ele enviará seu ministro de Relações Exteriores para representá-lo.

Confirmaram presença os líderes dos seguintes países:

* Alemanha
* Angola
* Argentina
* Bolívia
* Cabo Verde
* Chile
* Colômbia
* Equador
* Espanha
* Guiana
* Guiné Bissau
* Paraguai
* Portugal
* Suriname
* Timor Leste
* Uruguai
* Zimbabwe

Também está confirmada a presença do vice-presidente do Panamá, do secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os ministros de Relações Exteriores do México, Palestina e Turquia.

Segundo Igreja, os convites aos chefes de Estado foram feitos no início de dezembro por meios diplomáticos para todos os países.

Cerimônia 

A cerimônia de posse obedece a uma série de estapas e ritos oficiais, entre eles, o desfile presidencial em carro aberto, a posse no Congresso e o discurso no parlatório do Planalto. A coordenação dos preparativos está a cargo da futura primeira-dama do Brasil, Janja da Silva.

O presidente eleito desfila em um carro oficial aberto pela Esplanada dos Ministérios. Depois, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, sobem a rampa do Congresso, fazem o juramento constitucional, assinam o termo de posse e há um pronunciamento ao País.

Em seguida, seguem para o Palácio do Planalto onde tradicionalmente o presidente eleito recebe a faixa e fala no parlatório. A cerimônia termina no Palácio do Itamaraty, onde Lula recepcionará autoridades internacionais e chefes de Estado que estarão presentes.

Dezenas de artistas já estão confirmados para cantar no evento. As apresentações acontecerão em dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares, em homenagem aos dois grandes nomes da música e da cultura brasileira que faleceram em 2022. Os shows devem ter início após o final da cerimônia no Palácio do Planalto.

Veja alguns dos artistas que confirmaram presença na posse de Lula:

* Almério
* BaianaSystem
* Duda Beat
* Fernanda Takai
* Francisco El Hombre
* Gaby Amarantos
* Geraldo Azevedo
* Os Gilsons
* Jards Macalé
* Johnny Hooker
* Juliano Maderada
* Kleber Lucas
* Luedji Luna
* Leonardo Gonçalves
* Marcelo Jeneci
* Margareth Menezes
* Maria Rita
* Martinho da Vila
* Odair José
* Otto
* Pablo Vittar
* Paulinho da Viola
* Paulo Miklos
* Paulo Vieira (apresentação)
* Teresa Cristina
* Thalma de Freitas
* Titi Müller (apresentação)
* Tulipa Ruiz
* Valesca Popozuda
* Zélia Duncan.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Justiça Eleitoral abre apuração contra Bolsonaro e aliados por ataque às eleições
Sérgio Moro pode ser impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral, nesta quinta, de tomar posse como senador
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias