Quarta-feira, 28 de Maio de 2025

Home Brasil Postagem inventa declarações de Manuela D’Ávila e Jair Bolsonaro sobre aborto

Compartilhe esta notícia:

O que estão compartilhando: que a ex-deputada federal Manuela D’Ávila teria publicado que abortar é a única saída para não criar “filho de vagabundo” sozinha. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria dado uma resposta de baixo calão à postagem.

O portal Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A ex-deputada negou ter feito a publicação, que circula desde 2018. Não há nenhum conteúdo parecido no perfil dela no Facebook. A postagem falsa é compartilhada com a marca “Super Tweet Fictício”, o que evidencia sua falsidade.

A imagem compartilhada na rede social Threads mostra o que seria uma publicação no Facebook de D’Ávila. Abaixo, há um comentário atribuído a Bolsonaro, que teria dito: “Não dar pra vagabundo é outra saída. Grande abraço!”.

Mas o diálogo nunca aconteceu. A imagem mostra que a publicação teria sido feita em 6 de maio de 2018. Mas, ao consultar as postagens no Facebook de Manuela na data informada, não há nenhuma publicação semelhante.

No dia 7 de maio daquele ano, Manuela publicou um aviso de que a postagem atribuída a ela era mentirosa.

Na postagem falsa, há um selo com os dizeres: “STF – Super Tweet Fictício” e “CBM – Corrupção Brasileira Memes”. Este último é um perfil que publica conteúdo humorístico no Instagram.

A publicação falsa começou a circular em 2018, quando Manuela foi candidata à vice-presidência da República pelo PCdoB na chapa com o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Na época, uma coluna da revista Veja desmentiu a história. Em 2021, o conteúdo voltou a circular e foi checado por Aos Fatos e Lupa.

É fake vídeo de Lula sendo vaiado e chamado de ‘ladrão’ em lançamento de curso de medicina em São Paulo

Outro caso de fake news envolve o presidente Lula. Circula nas redes sociais um post com um vídeo que mostra  Lula sendo vaiado e chamado de ladrão em um evento de lançamento dos novos cursos de medicina e biomedicina da Faculdade Sírio-Libanês, em São Paulo.

Como é a publicação falsa?

Publicado no TikTok em 22 de maio de 2025, ela exibe imagens de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de uma plateia aplaudindo durante um evento. O aúdio enganoso do conteúdo reproduz sons de vaias, palmas e de um pessoas gritando “ladrão”. O texto inserido em cima das imagens diz: “Lula está querendo parar de sair de casa. Tem problema não, o hino será cantado”.

 Por que o vídeo é falso?

O conteúdo trocou o áudio original do evento por um áudio falso, que tem gritos e vaias. Na transmissão ao vivo do lançamento, disponível no canal do YouTube do Ministério da Educação (MEC), os participantes apenas aplaudem — ou seja, não há nenhum grito ou vaia. O vídeo falso usou as imagens dessa mesma transmissão do governo.

Uma legenda que aparece no registro enganoso indica: “Faculdade Sírio-Libanês – Lançamento dos cursos de medicina e biomedicina”. O eventou ocorreu nesta quinta-feira (22), em São Paulo, e contou com a presença de Lula, Alckimin e Camilo Santana, ministro da Educação.

Para confirmar a origem do conteúdo, o Fato ou Fake buscou no YouTube pela transmissão ao vivo do evento. Depois, procurou pelo trecho verdadeiro usado no conteúdo falso (disponível entre 8:56 e 9:02 do registro). As informações são do portal Estadão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Por que o destino do mandato de Carla Zambelli tende a acirrar a queda de braço entre Supremo e a Câmara dos Deputados
Procuradoria-Geral da República pede investigação contra Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA contra autoridades brasileiras. Alexandre de Moraes será o relator
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News