Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 14 de dezembro de 2025
A praia de Bondi, uma meia-lua de areia amarela com cerca de 800 metros de extensão, localizada a menos de 6 quilômetros do centro de Sydney, na Austrália, é um dos destinos mais famosos do país, tanto para moradores quanto para turistas. Pelo menos 10 pessoas foram mortas em um tiroteio na praia neste domingo (14), segundo a polícia.
No momento do ataque, o local sediava celebrações de Hannukah, evento da comunidade judaica e estava repleto de famílias.
Centenas de milhares de pessoas visitam Bondi Beach todos os anos. Em 2022, mais de 880 mil visitantes domésticos passaram pela praia em um único dia, de acordo com o governo de New South Wales.
A Campbell Parade, de onde a polícia foi acionada, é a rua principal à beira-mar e tem um calçadão com cafés, restaurantes, hotéis e outros comércios com vista para o mar.
Até meados do século XIX, Bondi fazia parte de uma grande propriedade privada. Ela foi aberta ao público em 1882. O nome Bondi (pronuncia-se bondai) vem de uma palavra aborígene que significa “som das ondas quebrando na praia”, segundo o governo local.
Vários campeonatos de surfe são realizados ali anualmente, e a praia é considerada o coração da cultura litorânea de Sydney. Bondi é uma entre diversas praias de New South Wales que, juntas, se estendem por mais de 1.600 quilômetros de costa.
O local abriga um dos mais antigos clubes de salvamento com pranchas do mundo e um dos clubes de natação mais antigos da Austrália. A praia fica aberta o ano todo e é patrulhada por salva-vidas.
Bondi Beach é conhecida por sua paisagem ampla e pitoresca e por suas águas azul-claras. A praia está localizada em Bondi Junction, uma área vibrante de Sydney repleta de restaurantes, bares, cafés e centros comerciais.