Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Home Economia Prazo para sacar o abono salarial PIS ou Pasep se encerra neste mês de dezembro

Compartilhe esta notícia:

O abono salarial PIS/Pasep foi liberado no ano de 2023 em referência ao ano-base (ano trabalhado) de 2021. Ou seja, as pessoas que cumpriam os requisitos para receber o abono no ano mencionado tiveram a liberação este ano.

A data específica do pagamento depende de qual dos dois abonos o trabalhador tem direito, pois o PIS refere-se à iniciativa privada, com ordem de pagamento de acordo com o mês de aniversário, e o Pasep refere-se à iniciativa pública, com ordem de pagamento de acordo com o último número da inscrição. Mas há um prazo para o saque e as pessoas devem ficar atentas para não precisarem passar por burocracias.

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep é devido aos trabalhadores da iniciativa pública ou privada que tenham inscrição no programa há cinco anos ou mais; cuja renda média não tenha ultrapassado os dois salários mínimos, com, pelo menos, 30 dias trabalhados no ano; e que tenham as informações atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Desde a pandemia, em 2020, o calendário de pagamentos do abono salarial está atrasado. No ano de 2023, o correto seria pagar referente ao ano de 2022, mas a liberação ainda é sobre o ano de 2021. A expectativa é regularizar a situação já no ano que vem, com a junção de dois calendários.

O valor do abono é de um salário mínimo para quem trabalhou o ano inteiro. As pessoas que trabalharam menos terão que calcular o valor baseado no tempo trabalhado. Por exemplo, quem trabalhou apenas um mês vai receber 1/12 desse valor.

Contudo, existe um prazo para sacar os valores. Em 2023, a Caixa e o Banco do Brasil (responsáveis pelos pagamentos do PIS e do Pasep, respectivamente) irão disponibilizar o abono até o dia 28 de dezembro. Após isso, o trabalhador precisa solicitar junto às instituições, que “seguram” o dinheiro até cinco anos, até que retornem à União. Então, se você atende aos critérios, fique atento para sacar até o dia 28.

Além disso, o governo também liberou o valor das cotas do PIS/Pasep para quem trabalhou de 1971 a 1988. Ou seja, é um valor esquecido que difere do abono, pago todos os anos. O saque desses valores também poderia ser feito pelos dependentes de falecidos. Inclusive, a consulta foi facilitada através do aplicativo do FGTS. Mas o prazo para receber as cotas se encerrou no dia 5 de agosto.
Publicidade

De acordo com o governo, o valor também ficará disponível até cinco anos após essa data e, depois, retorna para os cofres públicos. Contudo, deve haver uma maneira específica de fazer a solicitação, que deve ser divulgada em breve.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Nove em cada dez brasileiros querem mudar de emprego
Base aérea de Anápolis recebe novo caça da Força Aérea Brasileira que pode atingir até 2,4 mil quilômetros por hora
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde