Sexta-feira, 16 de Maio de 2025

Home Colunistas Prefeito Airton Souza: “Com o arquivamento da denúncia, espero que acabe este terceiro turno em Canoas”

Compartilhe esta notícia:

A decisão da Justiça pelo arquivamento do inquérito por suposta prática irregular no período eleitoral, na visão do prefeito Airton Souza (PL), era o episódio que faltava para estabilizar as relações políticas na cidade. A decisão seguiu os pareceres do Ministério Público e da Polícia Federal, que concluíram não haver qualquer indício de irregularidade. “Portanto, as evidências indicam que a transação foi um empréstimo pessoal e não há indícios de qualquer tipo de crime eleitoral”, destaca o documento da PF. Com base nesse parecer, o Ministério Público Eleitoral também se manifestou favoravelmente ao arquivamento do processo.

Alvo de sucessivos ataques da oposição nos últimos meses, Airton evitou confrontos e focou na solução dos problemas que mais afetam a cidade, como a saúde e as obras de proteção contra enchentes. “Com o arquivamento da denúncia, espero que acabe este terceiro turno em Canoas. Meus adversários deitaram e rolaram, me mediram pelas suas réguas, mas agora está tudo esclarecido. Meu compromisso é com o povo: queremos deixar Canoas mais feliz e fazer sempre a coisa certa”, destaca Airton.

A decisão judicial que selou o fim da investigação foi publicada na terça-feira, encerrando o caso. O vídeo que deu origem ao caso — amplamente explorado por adversários — foi esclarecido com documentos e conversas que comprovaram tratar-se do pagamento de uma dívida pessoal.

Osmar Terra: “Pacotaço do governo mira direitos dos funcionários dos Correios”

O deputado federal Osmar Terra criticou ontem o pacotaço de medidas dos Correios para produzir uma economia de R$ 1,5 bilhão em 2025. As medidas incluem plano de demissão voluntária, redução de jornada e reorganização administrativa, suspensão de férias e fim do trabalho remoto. Osmar Terra ironiza o ataque aos trabalhadores: “O ‘governo do amor’ não respeita o trabalhador? O que os funcionários dos Correios que fizeram campanha para o governo atual ganharam em retorno?”, indaga.

Brasil estagnado em cibersegurança: só 5% das empresas estão preparadas

O novo relatório de maturidade em cibersegurança da Cisco aponta que o Brasil continua vulnerável: apenas 5% das empresas têm estrutura robusta para lidar com ataques digitais — o mesmo percentual do ano passado. O alerta acende em um cenário de aumento nos golpes a negócios digitais.

Roubalheira nos aposentados do INSS apressa derretimento do governo Lula

O Brasil ainda assiste a dificuldade do Governo Federal, que derrete a cada dia, em cobrar uma investigação rigorosa do assalto cometido contra aposentados e pensionistas do INSS. Fica difícil para o presidente Lula encher o peito para cobrar apuração rigorosa, prisão e bloqueio de bens dos dirigentes dos sindicatos e associações envolvidas, quando uma das entidades que mais lucrou com o golpe, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Brasil (Sindnapi),tem como vice-presidente o seu irmão, Frei Chico. No Congresso Nacional, deputados e senadores dos paridos de esquerda (PT, PSOL, PcdoB, Rede e PDT) estão proibidos de apoiar o requerimento para instalação da CPI ou da CPMI para investigar a roubalheira.

Depois das malas, agora PF apreende mochilas cheias de dinheiro

Desde o episódio das malas com R$ 51 milhões apreendidos em Salvador em 2017, imaginava-se que estas cenas não retornariam ao noticiário. Ontem porém, foram mochilas de dinheiro: notas de $ 200, 100 e 50. Foi na Operação Pedágio Norte, deflagrada pela Polícia Federal, que apura o desvio de recursos públicos federais em Alagoas.

Reembolso de medicamentos: avanço para os servidores, avalia ASJ

Presidente da Associação dos Servidores da Justiça do estado, Paulo Olympio disse ontem que considera a implantação do reembolso de medicamentos, anunciada pelo Tribunal de Justiça nesta semana, um avanço relevante na pauta histórica das entidades representativas do Judiciário por melhorias aos servidores. A medida, comenta para esta coluna o presidente da ASJ, contempla funcionários ativos, aposentados e pensionistas, além de magistrados, e passa a valer no primeiro dia útil após sua publicação no Diário da Justiça Eletrônico.

Projeto quer mediar conflito entre CNM e ANP por vagas no Conselho que vai regulamentar Reforma Tributária

Surge uma luz na disputa travada entre a Frente Nacional dos Prefeitos e a Confederação Nacional dos Municípios: o senador Otto Alencar (PSD-BA) fez uma emenda ao PLP 108/2024 (que regulamenta o Comitê Gestor), sugerindo alterações no processo eleitoral para a representação municipal no Conselho Superior do Comitê Gestor da Reforma Tributária. A principal sugestão de Otto é a atribuição da organização do processo eleitoral à Confederação Nacional de Municípios (CNM) e à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

Computadores doados pelo STJ são entregues em São Leopoldo e São Sebastião do Caí

Um total de 1.100 computadores doados pelo Superior Tribunal de Justiça ao governo do Estado foram entregues ontem para a Segunda Coordenadoria de Educação, e para as secretarias municipais de Educação de São Leopoldo e São Sebastião do Caí. O diretor-geral da SEC André Domingues fez a entrega dos equipamentos, e destacou a importância dessa iniciativa do STJ, que, segundo ele, “com este gesto, prestigia e valoriza a educação”.

* Instagram: @flaviorrpereira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O analfabeto funcional não entende o próprio contracheque!
Ataques e vazamentos
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News