Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 3 de fevereiro de 2026
Em seu primeiro compromisso oficial como presidente interino da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o chefe do Executivo de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), está em Brasília na manhã desta quarta-feira (4) para uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O objetivo do encontro é tratar da aprovação do Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano e do piso do magistério.
“As cidades estão na linha de frente e as prefeituras são cobradas pela qualidade da mobilidade urbana”, declarou Melo nessa terça (3), antes do embarque para a capital federal. “O Brasil precisa de uma governança tripartite para que as responsabilidades sejam igualmente divididas e o diálogo com o Congresso é fundamental para avançarmos no financiamento do transporte público e garantir um serviço de qualidade ao trabalhador.”
Em seguida, ele estará presente na cerimônia de lançamento do “Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio”, no Palácio do Planalto. Trata-se de um programa para integração entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no enfrentamento da violência contra a mulher, por meio de ações preventivas, garantia de direitos e responsabilização de agressores.
Já para a tarde há um encontro marcado com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, Gleisi Hoffmann, sobre os mesmos temas. O retorno para Porto Alegre está previsto para a noite – durante a ausência do titular, a prefeitura está sob chefia da vice Betina Worm.
FNP
Eleito em abril do ano passado como 1º vice-presidente da FNP, Melo comanda interinamente a entidade desde o final de janeiro. O motivo é o afastamento solicitado até 10 de março pelo titular Eduardo Paes (PSD), pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de outubro.
Em assembleia marcada para 11 de março, Paes deve renunciar à função para se dedicar à campanha, mesmo motivo pelo qual provavelmente abdicará do seu mandato de prefeito (com vigência originalmente prevista até o final de 2028).
Se tudo sair como o gestor carioca planeja, a entidade fará durante o próximo encontro uma eleição interna para definir o novo presidente. Fontes internas apontam Sebastião Melo como favorito, informa o colunista Lauro Jardim, do portal globo.com.
Goiano-gaúcho
Prefeito de Porto Alegre em segundo mandato cosecutivo, Sebastião Melo nasceu em Piracanjuba (GO), tem 67 anos e reside na capital gaúcha desde os 20. É bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
Foi conselheiro da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e dirigente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul. Iniciou a trajetória política como vereador por três mandatos (período duranteo qual chegou a presidir o Legislativo municipal. Foi vice-prefeito em 2013-2016, deputado estadual (2019-2020) e eleito prefeito em 2020 e 2024.
(Marcello Campos)