Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Home Rio Grande do Sul Prefeito e vice de cidade gaúcha têm mandatos cassados pela Justiça Eleitoral

Compartilhe esta notícia:

Em sessão plenária, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinaram a cassação dos mandatos do prefeito de Caseiros (Noroeste gaúcho), Leo César Tessaro (MDB), e de seu vice, Mário João Comparin (PSDB). Eles haviam sido denunciados pelo Ministério Público por atos ilícitos na captação de recursos e despesas durante a campanha municipal de 2020.

Também foi determinada a realização de novo pleito no município, no dia 5 de março. Enquanto isso, o comando do Executivo local será exercido pelo presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2023-2024, Marcos Cazanatto (MDB). Cabe recurso da decisão judicial.

A chapa (reeleita com 51,6% da preferência popular contra 48,4% do adversário Marcos José Canali, do PP) havia sido absolvida em primeira instância. Mas não contou com o mesmo desfecho no julgamento do recurso apresentado pelo MP.

Na véspera da votação, um automóvel que havia saído da casa do prefeito, tendo ao volante um funcionário da administração municipal, foi alvo de abordagem policial. No interior do veículo havia dois seguranças particulares e cerca de R$ 5 mil em cédulas, dinheiro que não constava na declaração do candidato à reeleição, nem o veículo ou a dupla.

Novas eleições

Os magistrados do TRE-RS também aprovaram resolução prevendo que os eleitores voltem às urnas em outras quatro cidades. Os pleitos suplementares serão realizados em São Francisco de Assis (Serra Gaúcha), Capão do Cipó (Centro-Oeste), Miraguaí e Redentora (Noroeste). A data escolhida é a mesma de Caseiros, 5 de março.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Putin determina fortalecimento das fronteiras russas e maior controle da sociedade por forças especiais
Após a Copa do Mundo ainda tem futebol em 2022: o que o calendário europeu reserva para o fim do ano
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News