Terça-feira, 06 de Outubro de 2026

Home Flávio Pereira Prefeito Sebastião Melo analisa cenário pós-eleições e anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, atual presidente da  FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), fez ontem na sua conta pessoal do Instagram uma análise do cenário político pós-eleições do primeiro turno. Melo avalia que “os resultados das urnas neste domingo deram um recado claro: a população quer um novo rumo para o Brasil. Vivemos uma crise política e institucional gravíssima e uma situação econômica de juros altos, inflação e endividamento das famílias”.

Para o prefeito de Porto Alegre, “essa crise precisa ser enfrentada com coragem e responsabilidade, em defesa da democracia, da Constituição Federal, com um governo responsável nas finanças públicas e comprometido com a retomada do crescimento econômico e o estímulo ao empreendedorismo e à inovação”. Diante desse contexto, Melo anunciou:

– É por isso que entendo que Flávio Bolsonaro é o nome mais preparado para liderar o nosso país nos próximos quatro anos. Temos um compromisso com o municipalismo, porque é nas cidades que a vida acontece e onde os problemas precisam ser resolvidos. Precisamos de mais autonomia para os municípios, financiamento adequado, participação nas decisões nacionais e propostas concretas para áreas como saúde, segurança, transporte público e prevenção de desastres climáticos”.

Sebastião Melo garantiu que “aqui em Porto Alegre, estaremos trabalhando juntos e fazendo nossa parte para contribuir com essa eleição.”

Zucco poderá cortar 10 secretarias

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Luciano Zucco admitiu ontem que está avaliando o papel de cada uma das 30 secretarias existentes no estado. Nas entrevistas que concedeu ontem, Zucco admitiu que a redução poderá enxugar para 20 pastas a estrutura do estado.

Com 27 deputados de partidos da sua base, o governador eleito revelou  que abriu dialogo com outros partidos, inclusive de centro-esquerda, ao conversar com a candidata derrotada, Juliana Brizola. O objetivo, segundo Zucco, é aproveitar algumas propostas de Juliana, e do PDT.

Prefeito de Candiota preocupado com risco de perda de investimentos

O prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador reiterou sua preocupação com a excessiva litigância, em especial em temas ambientais, prejudicando projetos de desenvolvimento em diversas regiões  do estado. Folador, que preside o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), alerta para o fasto de que em muitos casos a litigância aponta indícios de má fé, e afeta a segurança jurídica e previsibilidade, componentes importantes do ambiente de negócios, o que afasta investidores.

O caso mais recente, aponta Folador, ocorreu a ação que anulou o licenciamento ambiental do Projeto Fosfato Três Estradas, da Águia Fertilizantes, em Lavras do Sul, na Região da Campanha, o que estaria embasado em  uma narrativa jurídica fantasiosa.  “A ameaça a esse empreendimento, certamente   compromete o futuro do Rio Grande do Sul”, alerta o prefeito de Candiota.

Seis vereadores eleitos abrem vagas para suplentes na Câmara de Porto Alegre

A eleição de cinco vereadores da Câmara de Porto Alegre para a Assembleia Legislativa – Comandante Nádia (PL), Ramiro Rosário (Novo), Natasha Ferreira (PT), Karen Santos (PSOL) e Moisés Barboza (PSDB), e do vereador Jessé Sangali (PL) para a Câmara dos Deputados, transforma seis suplentes em titulares.

Quem assume  como vereador titular

Assumem mandatos como titulares em janeiro, os suplentes Alexandre Bobadra (PL), Matheus Xavier (PSDB) ,Fabiano Rhenheimer (PL), Jane Pilar (PT), Júlia Zardo (Novo) e Paulo Brack (PSOL).

Bancada de direita no Senado tem 49 “senadores raiz”

A bancada da direita no Senado Federal reuniu com 49 senadores, número suficiente para aprovar pautas com maioria simples (41 senadores),e Propostas de Emenda Constitucional (49 senadores). Caso se articule com o bloco de centro (16 senadores), a bancada da direita teria 65 dos 81 votos do senado.

Na Câmara dos Deputados, Direita terá 283 cadeiras

Na Câmara, a maioria conquistada pela direita soma 283 dos 513 deputados federais. O bloco de centro elegeu 123 deputados, e a esquerda apenas 107 cadeiras.

Eleição das mesas do Senado e da Câmara garantirá comandos da direita

O primeiro passo, será a eleição das mesas do Senado e da Câmara. Diferentemente da última eleição, quando os blocos de direita firmaram entendimentos na Câmara e no Senado para eleger o Senador Davi Alcolumbre e o deputado Hugo Motta, que descumpriram os acordos feitos, desta vez a eleição das mesas das duas casas terá outro ritmo.

Mulheres conquistaram 12 das 54 cadeiras no Senado

As mulheres conquistaram 12 das 54 cadeiras renovadas no Senado nas eleições deste domingo. Elas representam 22,2% das vagas em disputa, enquanto os homens ficaram com 42 cadeiras, ou 77,8% do total.

As eleitas são Michelle Bolsonaro (PL-DF), Bia Kicis (PL-DF), Carol De Toni (PL-SC), Gracinha Caiado (União-GO), Marina JHC (PSDB-AL), Mara Rocha (Republicanos-AC), Rayssa Furlan (Podemos-AP), Luizianne Lins (Rede-CE), Marília Campos (PT-MG), Marília Arraes (PDT-PE), Samanda de Lula (PT-RN) e Teresa Surita (MDB-RR). A maioria das novas senadoras está à direita: 8 das 12 eleitas, contra 4 da esquerda.

Trump: votação de Flávio Bolsonaro foi “grande vitória”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump comentou ontem para jornalistas, o desempenho de Flavio Bolsonaro no primeiro turno da eleição no Brasil. Trump definiu como uma “grande vitória”. O candidato do PL na disputa pelo Planalto encerrou o primeiro turno com 47% dos votos válidos, contra 45% do adversário Lula (PT). O presidente também declarou que a disputa de segundo turno será “muito acirrada”

— Bem, é uma grande vitória. Apertada, mas uma vitória muito grande. Incrível, na verdade — afirmou Trump a jornalistas ao sair da Casa Branca.

Por Flavio Pereira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flávio Pereira

Prefeito Sebastião Melo analisa cenário pós-eleições e anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News