Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025

Home Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre faz reunião para antecipar ações emergenciais devido à elevação do Guaíba

Compartilhe esta notícia:

Durante a manhã deste domingo (19), a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) reuniu-se no Centro Administrativo Municipal para definir e dar continuidade às ações preventivas de desastres devido ao grande volume de chuva dos últimos dias em Porto Alegre.

Ficaram definidas que as ações de atenção e monitoramento permanecerão constantes, até a eliminação total do risco de inundação, e que os movimentos preventivos serão reforçados com a preparação de um local para acolhimento caso necessário.

A Defesa Civil acompanha o nível do Guaíba pela medição de duas réguas na capital gaúcha: a régua automática, de responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que fica localizada no Cais Mauá, e a manual, utilizada pelos moradores mais antigos do Arquipélago, que fica dentro do Estaleiro na Ilha da Pintada.

Neste domingo, às 11h, as medições nos locais foram:

Automática Cais Mauá – 253 centímetros

(Cota de alerta 250 centímetros e a cota de inundação 300 centímetros).

Manual Ilha da Pintada – 220 centímetros

(Cota de alerta no local é de 200 centímetros e a cota de inundação é 220 centímetros).

A Defesa Civil segue observando todas as regiões que possam ser afetadas pelo escoamento das águas dos afluentes do Delta do Jacuí e as banhadas pelo Guaíba.

“Ainda não tivemos relatos de ocorrências nas regiões ribeirinhas da Capital. Esperamos que o evento seja menor do que o de setembro, mesmo assim montaremos antecipadamente estrutura para amparo”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues.

No início da noite de sábado (18), a Defesa Civil de Porto Alegre levou para São Sebastião do Caí um bote com motor para auxiliar os resgates na região.

Orientações

A prefeitura orienta que todos os moradores de regiões propensas a inundações (beiras de rios e arroios) ao primeiro sinal de alagamento:

– Coloque os móveis, eletrodomésticos e demais objetos em lugares altos e documentos e objetos de valor em um saco plástico fechado e em local protegido;

– Desligue aparelhos elétricos e eletrônicos;

– Retire o lixo e leve-o para áreas não sujeitas a enchentes e não jogue no córrego, para não obstruir a passagem de água;

– Evite o contato direto com a água contaminada da enchente, pois ela pode provocar doenças;

– Se estiver em local seguro, procure não se deslocar; não atravesse ruas alagadas, pois você pode ser arrastado pela água;

– Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose;

– Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;

– Antes de tudo, salve e proteja vidas. Tente convencer as pessoas que moram em áreas de risco a irem pra local seguro.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Unidade móvel de saúde de Porto Alegre atende moradores de quatro bairros nesta semana
Líder supremo do Irã pede que Estados muçulmanos cortem laços políticos com Israel por “um período limitado”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News