Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 16 de fevereiro de 2026
Com as altas temperaturas do verão, é comum o aumento da presença de lagartos (Salvator merianae) no ambiente urbano. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus) esclarece que o animal não representa risco à população, pois trata-se de uma espécie silvestre nativa e já adaptada à convivência nas cidades.
A principal orientação é manter distância e garantir uma rota de fuga para o animal, evitando qualquer tentativa de captura. Também é importante recolher ração de cães e gatos, manter lixeiras bem fechadas, não deixar restos de alimentos no pátio, manter os cães contidos, limpar entulhos, roçar vegetação alta e fechar vãos sob portões, decks e residências. Essas medidas reduzem locais de abrigo e fontes de alimento que atraem o lagarto.
“O resgate é indicado apenas em situações específicas, como quando o animal está ferido, preso em locais sem saída ou em ambientes sensíveis, como escolas e hospitais”, explica a coordenadora da equipe da Fauna Silvestre da Smamus, bióloga Soraya Ribeiro. A espécie é protegida pela Lei Federal nº 9.605/1998, sendo proibida a captura, morte ou remoção sem justificativa técnica.
O lagarto pode atingir até 1,5 metro de comprimento, tem coloração preta com pintas claras e apresenta comportamento diurno, especialmente nas horas de maior incidência de sol. Não é agressivo e, geralmente, foge ao perceber a presença humana, podendo tentar morder apenas se for encurralado ou atacado.
Orientação
Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, a população pode entrar em contato pelo telefone 156, disponível 24h, ou pelo WhatsApp da Equipe de Fauna Silvestre, no número (51) 3289-7517, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, exceto feriados.