Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 19 de novembro de 2025
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, assinou nessa quarta-feira (19) um termo de engajamento entre a agência de fomento InvestRS e a produtora audiovisual Quanta, que pretende se instalar na cidade. O ato foi realizado após visita técnica às instalações da empresa, em São Paulo, acompanhado do governador Eduardo Leite e de equipes técnicas envolvidas na negociação.
Com as rubricas, a Quanta manifesta a intenção de analisar o cenário da capital gaúcha para o investimento. As reuniões para montar o modelo de negócio devem começar na próxima semana em Porto Alegre. Além de São Paulo, a empresa mantém unidade no Rio de Janeiro e já está em fase de implantação de outra, em Salvador (BA).
Com mais de 350 produtoras independentes instaladas, Porto Alegre é o terceiro maior polo de produção audiovisual do Brasil, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do termo, a intenção da empresa é instalar um complexo com áreas de estúdios e galpões para filmagens, locadora de equipamentos, escola e espaços de pré e pós-produção, para produzir matérias de plataformas de streaming, transmissões ao vivo, comerciais, entre outros.
A negociação para atrair o investimento – com potencial de gerar 500 empregos e circulação anual de R$ 200 milhões – é articulada desde o ano passado pela Coordenação de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDete).
As tratativas contaram, ainda, com a participação de outras secretarias de Porto Alegre, em conjunto com a InvestRS, Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
“Temos grandes profissionais do ramo, reconhecidos nacionalmente no mercado, assim como segurança jurídica e licenciamentos rápidos”, enfatizou Sebastião Melo na cerimônia. “A instalação dessa produtora vai ampliar a geração de oportunidades e renda para os profissionais de uma cidade que se destaca pela economia criativa.”
O presidente-executivo da Quanta, Frederic Breyton, também se manifestou: “Acreditamos que Porto Alegre tem todos os atrativos para um ambiente maior de negócios”.
Film Commission
Para atrair as produções para Porto Alegre, a prefeitura mantém há dez anos a Film Commission, que articula e dá suporte a produções do segmento audiovisual na cidade. No período de 2022 a 2025, mais de 630 produções foram realizadas em espaços públicos, com o pagamento de mais de 100 mil diárias.
“A Film Comission atingiu uma maturidade com dez anos de atuação. Esse é mais um passo a frente para ampliação da infraestrutura e especialização técnica do mercado”, explica coordenadora de Economia Criativa da prefeitura, Joana Braga. Outros detalhes podem ser conhecidos por meio do site poafilmcommission.portoalegre.rs.gov.br.
(Marcello Campos)