Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

Home Mundo Premiê apoiada por Trump deve ter maioria no parlamento japonês

Compartilhe esta notícia:

As urnas das eleições legislativas no Japão fecharam às 20h deste domingo (8), 8h horário de Brasília, e a apuração dos votos começou logo em seguida.

Segundo boca de urna divulgada pela emissora pública japonesa NHK, o partido da primeira-ministra Sanae Takaichi, apoiada por Donald Trump, deve garantir maioria na Câmara dos Representantes do Japão.

De acordo com a projeção da TV, o Partido Liberal Democrata (LDP) deve conquistar entre 274 e 328 das 465 cadeiras em disputa, margem considerada estratégica para que Takaichi consiga avançar em pautas do governo.

Somando forças com o parceiro de coalizão, o Nippon Ishin no Kai (Partido da Inovação do Japão), o bloco governista deve obter entre 302 e 366 assentos no total, reforçando a base de apoio do governo no legislativo.

Eleições antecipadas

Takaichi dissolveu o Parlamento japonês em 19 de janeiro e convocou eleições antecipadas oito dias depois para tentar transformar sua alta popularidade em uma maioria mais consolidada no legislativo.

Este período eleitoral foi considerado o mais curto desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com apenas 16 dias entre a dissolução do Parlamento e o dia da votação.

Primeira mulher a governar o Japão, Takaichi, de 64 anos, tornou-se em outubro a quinta chefe de governo do país em cinco anos.

Apesar de suas posições conservadoras, ela se tornou um fenômeno nas redes sociais e popular entre os jovens.

Entre este grupo, surgiu até uma “febre” chamada de sanakatsu — algo como “mania por Sanae” — que impulsionou a procura por objetos que ela usa, como bolsas e até uma caneta rosa que ela usa para fazer anotações no Parlamento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Unidades móveis de saúde atendem em seis comunidades nesta semana em Porto Alegre
Premiê apoiada por Trump deve ter maioria no parlamento japonês
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde