Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

Home Mundo Premiê apoiada por Trump deve ter maioria no parlamento japonês

Compartilhe esta notícia:

As urnas das eleições legislativas no Japão fecharam às 20h deste domingo (8), 8h horário de Brasília, e a apuração dos votos começou logo em seguida.

Segundo boca de urna divulgada pela emissora pública japonesa NHK, o partido da primeira-ministra Sanae Takaichi, apoiada por Donald Trump, deve garantir maioria na Câmara dos Representantes do Japão.

De acordo com a projeção da TV, o Partido Liberal Democrata (LDP) deve conquistar entre 274 e 328 das 465 cadeiras em disputa, margem considerada estratégica para que Takaichi consiga avançar em pautas do governo.

Somando forças com o parceiro de coalizão, o Nippon Ishin no Kai (Partido da Inovação do Japão), o bloco governista deve obter entre 302 e 366 assentos no total, reforçando a base de apoio do governo no legislativo.

Eleições antecipadas

Takaichi dissolveu o Parlamento japonês em 19 de janeiro e convocou eleições antecipadas oito dias depois para tentar transformar sua alta popularidade em uma maioria mais consolidada no legislativo.

Este período eleitoral foi considerado o mais curto desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com apenas 16 dias entre a dissolução do Parlamento e o dia da votação.

Primeira mulher a governar o Japão, Takaichi, de 64 anos, tornou-se em outubro a quinta chefe de governo do país em cinco anos.

Apesar de suas posições conservadoras, ela se tornou um fenômeno nas redes sociais e popular entre os jovens.

Entre este grupo, surgiu até uma “febre” chamada de sanakatsu — algo como “mania por Sanae” — que impulsionou a procura por objetos que ela usa, como bolsas e até uma caneta rosa que ela usa para fazer anotações no Parlamento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Premiê apoiada por Trump deve ter maioria no parlamento japonês
Rússia acusa Ucrânia por ataque a general e confirma prisão de suspeito neste domingo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde