Sábado, 27 de Setembro de 2025

Home Brasil Preocupação com corrupção piora no Brasil; percepção sobre rumos do País melhora

Compartilhe esta notícia:

Em meio a discussão sobre a PEC da Blindagem, a preocupação dos brasileiros com a corrupção cresceu cinco pontos percentuais em julho, o maior aumento mensal registrado pela rodada da pesquisa “What Worries The World”, do instituto Ipsos.

Para Marcos Calliari, CEO da Ipsos, a movimentação também decorre do debate social em torno do julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) e as investigações de ações da facção Primeiro Comando Capital (PCC).

O estudo mostra um avanço de 33% para 38% na preocupação do brasileiro com a corrupção. Este é o segundo tema com mais menções entre os temores da população, estando atrás apenas de crime e violência, tema que passou de 42% para 43% de agosto para setembro.

O total de 38% registrado no Brasil é 10 pontos percentuais acima da média global de temor com a corrupção, que é de 28%.

“Este movimento pode estar relacionado à ampla cobertura midiática do julgamento da tentativa de golpe, e também da operação realizada pela Polícia Federal nas investigações de ações do grupo PCC em esquemas de lavagem de dinheiro em São Paulo. Soma-se isso às repercussões da CPMI do INSS e da PEC da Blindagem, que também seguem fortes nas pautas que chegam à população”, avalia Calliari.

O temor da desigualdade social, por sua vez, caiu um ponto percentual em um mês e alcançou 34%, valor acima da média global de 29%. Já a preocupação com a inflação permaneceu em 29%.

A pesquisa “What worries the world” foi realizada por meio de um painel on-line aplicado a 25.775 pessoas de 29 países, de 22 de agosto até 5 de setembro. No Brasil, foram cerca de mil participantes entre 16 e 74 anos.

Embora o levantamento tenha sido elaborado antes da votação da PEC da Blindagem na Câmara, ocorrida na semana passada, o projeto é discutido desde o início do ano. A proposta visa proteger parlamentares de ações nas esferas criminal e cível e dá ao Legislativo a prerrogativa de determinar se um congressista investigado será réu ou não.

Nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu rejeitar a PEC. O relatório do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), contra a medida, foi apoiado por unanimidade no colegiado.

Os dados mostram que, apesar do aumento da preocupação com a corrupção, houve uma leve melhora na percepção da população sobre os rumos do país. A parcela que respondeu acreditar que o Brasil está na direção errada caiu de 62% para 59%, embora ainda represente maioria.

O Ipsos pondera que, no país, a amostra não corresponde necessariamente a um retrato da população brasileira, mas, sim, a uma parcela mais “conectada”, concentrada em centros urbanos e com poder aquisitivo e nível educacional mais elevados do que a média nacional.

Calliari aponta que os Estados Unidos chamam atenção por registrarem, pela primeira vez este ano, um pessimismo maior que o brasileiro em relação à direção do país, o que seria um “reflexo de um ambiente político e social polarizado”.

Os dados mostram que a inflação, embora siga relevante, vem cedendo espaço a outras preocupações dos americanos. O temor com crime e violência aparece em crescimento, com alta de quatro pontos em setembro, enquanto a preocupação com os conflitos militares, que havia subido recentemente, recuou na mesma proporção.

Na Argentina, por sua vez, a preocupação com a corrupção cresceu em setembro, com um salto de 11 pontos percentuais em apenas um mês. “O dado ilustra bem com o cenário local de instabilidade política, marcado por denúncias envolvendo aliados do governo Milei e pelas tensões em torno das reformas estruturais que estão em curso”, avalia o CEO da Ipsos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Sob o governo Trump, deportação de brasileiros dos Estados Unidos dispara
Boicotado em discurso na ONU, Netanyahu compara reconhecer Palestina a dar Estado à Al Qaeda
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Madrugada