Sexta-feira, 04 de Julho de 2025

Home em foco Presidenciáveis do PSDB participam do primeiro debate das prévias do partido reunindo Arthur Virgílio Neto, Eduardo Leite e João Doria

Compartilhe esta notícia:

O ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio Neto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o governador de São Paulo, João Doria, participaram nesta terça-feira (19) do primeiro debate das prévias internas do PSDB para escolha do candidato à Presidência da República nas eleições de 2022.

O debate foi organizado pelos jornais “O Globo” e “Valor” e foi mediado pela jornalista Vera Magalhães. Ao todo, serão realizados três debates para as prévias presidenciais organizados por veículos de comunicação.

As prévias do partido acontecem em 21 de novembro. Caso nenhum candidato tenha a maioria absoluta dos votos, haverá segundo turno em 28 de novembro.

Os pré-candidatos estavam sem máscaras, após testarem negativo para a Covid-19 e ficaram separados por telas de acrílico.

O debate foi dividido em quatro blocos:

1) No primeiro bloco, foram duas rodadas de perguntas entre os pré-candidatos com tema livre. Cada candidato realizou duas perguntas e também respondeu duas vezes;
2) No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas feitas por seis jornalistas com temas escolhidos pelos profissionais da imprensa;
3) No terceiro bloco, também foram realizadas duas rodadas de perguntas feitas por seis jornalistas com tema escolhido pelo próprio jornalista;
4) O quarto bloco teve duas rodadas de perguntas entre os pré-candidatos definidos por ordem de sorteio, com direito a réplica e tréplica.

Primeiro bloco

No primeiro bloco, os candidatos falaram sobre planos de proteção às mulheres vulneráveis, desenvolvimento sustentável da Amazônia, união entre os filiados do partido, apoio dos candidatos ao presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, recessão econômica, política de enfrentamento às desigualdades sociais, políticas internacionais e reformas econômicas.

Segundo bloco

Após os questionamentos feitos pelos jornalistas foram citados temas como: a emenda orçamentária, vacinação contra a Covid-19, manutenção do benefício fiscal na Zona Franca de Manaus, apoio do deputado Aécio Neves ao candidato Eduardo Leite, polarização política e crise fiscal.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, os candidatos foram questionados por jornalistas sobre temas como unidade do PSDB, isenção fiscal para a Zona Franca de Manaus, voto impresso e reeleição, Amazônia, distorções do sistema político brasileiro e apoio a Bolsonaro nas eleições de 2018.

Quarto bloco

No quarto bloco, os questionamentos dos jornalistas foram sobre novamente sobre reeleição, escolas em tempo integral, teto de gastos, segurança pública e democracia.

Prévias

As prévias do PSDB serão realizadas em 21 de novembro. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos, haverá segundo turno em 28 de novembro. Podem participar das prévias todos os filiados ao PSDB filiados até 31 de maio.

A votação será presencial para prefeitos e vice-prefeitos; deputados estaduais e distritais; governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, senadores da República e deputados federais.

Já para os demais filiados, inclusive vereadores, poderão votar pelo aplicativo PSDB Prévias. É preciso fazer o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico fornecido pelo PSDB e se habilitar para votar.

O peso dos votos varia de acordo com a categoria dos votantes, que são divididos em quatro grupos:

Grupo 1: Filiados
Grupo 2: Prefeitos e Vice-Prefeitos
Grupo 3: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.
Grupo 4: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.

Nos grupos 1, 2 e 4 primeiros grupos, os votos são divididos pelo total de eleitores do grupo e multiplicados por 0,25. No grupo 3, por 0,125. O resultado final é a soma do resultado de cada grupo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Governo adia anúncio de auxílio de 400 reais após divergências e reações negativas
Relatório final da CPI da Covid será lido nesta quarta-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde