Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 6 de fevereiro de 2026
Em audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Sérgio Peres (Republicanos), a prefeita Adriane Perin de Oliveira, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tomou conhecimento da proposta de defesa do municipalismo, tema assumido para a sua gestão na Assembleia Legislativa.
O tema, explicou Peres, será conduzido através do Fórum Democrático de Desenvolvimento, que realizará nove assembleias regionais nas diferentes regiões funcionais do Estado, reunindo os deputados, prefeitos, secretários municipais, vereadores, Coredes, universidades e diversas entidades da sociedade civil, que integram o Fórum Democrático.
A presidente da Famurs, que é prefeita de Nonoai, saudou a escolha do municipalismo como foco das atenções do Poder Legislativo para a gestão de 2026/2027 e apresentou a direção técnica da entidade composta por 29 Associações Regionais que representam todas as 497 cidades gaúchas – reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos de gestão pública municipal.
Segundo ela, quatro eixos de atuação conduzem a atual gestão da Famurs, que se encerra em abril deste ano: reforma tributária; reforma previdenciária; desenvolvimento econômico e modernização das gestões públicas, com ênfase ao uso da inteligência artificial para aumentar a eficiência, reduzir burocracias, otimizar recursos e melhorar a entrega de serviços ao cidadão.
Na ocasião, o presidente do Legislativo informou à dirigente da Famurs que, para a Direção-Geral do Fórum Democrático, foi designado o filósofo Roque Bakof para conduzir esse processo que busca gerar consciência e encontrar soluções que mudem a realidade orçamentária dos municípios.
Peres também confirmou participação na Assembleia de Verão 2026, evento oficial da Famurs, que deverá reunir técnicos e autoridades municipais gaúchas em Torres, nos dias 4,5 e 6 de março. Para a edição deste ano, além de painéis e debates, está previsto o primeiro encontro de pré-candidatos ao governo do Estado.